Volkswagen Fox Bluemotion em testesNo Salão do Automóvel de São Paulo a Volkswagen anunciou a chegada da linha Bluemotion aos hatchs Fox e Gol. A data de chegada ainda é mistério, pois, os modelos ainda estão em testes. Os flagras que ilustram este post foram feitos pelo meu irmão Alisson Miler Vidal. Os protótipos estavam em testes de refrigeração, já que os modelos rodavam numa cidade do interior mineiro conhecida por suas altas temperaturas.

Volkswagen Fox e Gol Bluemotion em testesAo todo eram quatro protótipos, sendo duas unidades do Gol e outras duas do Fox. Ambos os modelo chegarão com motores 1.0 e 1.6. Na mostra paulista o fabricante já adiantava que os modelo teriam novas grades dianteiras, aerofólio e flaps traseiros e que as rodas seriam de aro 14 calçadas com pneus “verdes” de baixa rolagem.

O acabamento seria diferenciado e o painel ainda teria o econômetro. Na unidades flagradas pelo meu irmão os tecidos eram realmente diferentes dos que equipam os modelos atuais. Os pneus também eram os Bridgestone da linha Ecopia, que por sinal são os mesmos que equipam o Fiat Uno Way 1.0

Volkswagen Fox e Gol Bluemotion em testes

Volkswagen Fox e Gol Bluemotion em testesDe acordo com um contato, eles serão feitos para serem econômicos ao máximo e irão trazer alguns componentes tecnológicos no motor e na carroceria para cumprir bem a função prometida. A previsão era que os modelos chegariam somente no segundo semestre, mas, pelo visto a engenharia da marca acelera os testes para que o lançamento seja antecipado. A dúvida fica em relação ao Gol, já que não se sabe se a tecnologia Bluemotion chega antes de sua renovação visual, que só será lançada depois da chegada da nova geração do Fiat Palio (Projeto 326).

Volkswagen Fox e Gol Bluemotion em testesCURIOSIDADE Já sabia que todos os protótipos da Volkswagen em testes pelas estradas brasileiras eram cercados por um grande aparato de segurança. Geralmente, as unidades mais “secretas” saem para testes guardadas em caminhões baús e com escolta de segurança armada.

Nestas unidades flagradas, todas estavam equipadas com rádio comunicador para que os pilotos avisem aos companheiros a presença suspeita de alguma pessoa que possa ser um fotógrafo. Deste modo as unidades que não despertam interesse saem livremente pelas estradas e se a barra estiver limpa, os pilotos que guiam os “segredos” são avisados para começar seus testes de rodagem.

Fotos | Alisson Miler Vidal/Especial para o Autos Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Compra coletiva de carros, produtos e serviços automotivos? Acesse: