Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat Chrysler (FCA), anunciou os rumos de todas as marcas da empresa para os próximos quatro anos em coletiva realizada ontem em Detroit. Metas foram traçadas, promessas foram feitas e carros foram confirmados. E o Brasil passou longe de ser esquecido pelo fabricante. Confiram abaixo nossas apurações complementares sobre o assunto.
Outra grande novidade da marca italiana é o lançamento da nova picape média, que por enquanto é conhecida pelo codinome , que é tratada como compacta mas que na verdade será uma espécie de meio termo entre as compactas e as médias, inaugurando seu próprio segmento (veja aqui e aqui flagras exclusivos do utilitário). A nova picape será fabricada em Pernambuco, assim como seu SUV (Crossover), indicado como B-Cuv no cronograma e que será lançado no ano seguinte, em 2016. Portanto, no Brasil esqueçam o 500X que começa a ser vendido na Europa no início do ano que vem.
Por enquanto, os testes da picape seguem com uma mula que usa partes da carroceria de um Linea. Apesar disso, a arquitetura já é a definitiva, com todo o assoalho, suspensão, eixos e mecânica são da picape. A suspensão é desenvolvida em parceria com a Bosch. Elá terá um entre eixos grande (cerca de 2,80 m). Terá o porte das antigas S10 e Ranger.
A picape da Fiat contará com chassi monobloco, de fato, e com tração dianteira. Deste mesmo projeto sairá um SUV médio (Crossover) que compartilhará a identidade visual dianteira com a picape, além do interior e motorização.
Ambos contarão com versões atualizadas dos motores E.TorQ flex, além de uma opção diesel – afinal, a picape terá capacidade para pelo menos 1T de carga. Serão oferecidos câmbio manual e automático, com opções de tração 4×2 e 4×4.
Assim com o Linea, outro modelo que não ganhará um substituto tão cedo é o Bravo que será reestilizado em 2015 como antecipamos com exclusividade em agosto de 2013. A exemplo do Linea que recebeu novo interior e para-choques, o Bravo também ganhará atualizações em seu interior e terá os para-choques dianteiros e traseiros redesenhados. Em breve teremos novidades sobre a nova cara do hatch médio.
Ainda em 2016 surge o substituto do Punto e o Grand Siena passará por sua reestilização de meia vida. O Palio será reestilizado em 2017 e em 2018 surge o “New Siena” que, provavelmente, será o substituto do Siena EL.
Na Europa, nem o Fiat Sedici (irmão do Suzuki SX4) nem o Fiat Bravo terão substitutos diretos, tiveram fim decretado. O Ottimo, versão hatch do Fiat Viaggio, seria um sucessor, mas é exclusivo para a Ásia. Os europeus é que receberão uma família de compactos com sedã, hatch e perua, além de um hatch maior que substituirá o Punto.
O terceiro carro que será produzido em Pernambuco será o Jeep Renegade, peça chave para o crescimento da participação da marca no País. Com produção local ela deixa de ser uma marca de nicho, que apenas importa, para ser fabricante, com um produto que pode alcançar um boas vendas, diante do sucesso de SUVs no Brasil. (Com Marlos Ney Vidal)