teste_novo_fiat_uno_attractive_chamaVocê não leu errado. Alguns dias depois de publicarmos a matéria sobre a potência dos novos motores Fiat, um contato nos avisou seus números de potência e torque estão próximos. Mas, o número de válvulas não.

Apuramos que todo motor GSE terá duas válvulas por cilindro. Então, teremos o 1.0 de três cilindros com seis válvulas e o 1.4 de quatro cilindros com oito. Ambos os motores serão construídos em alumínio e terão comando por corrente.

O 1.0 terá potência na casa dos 80cv e o torque máximo na casa dos 10kgfm. Entretanto, a curva de torque do propulsor é maior em todas as faixas de rotação que alguns dos concorrentes diretos. A ideia é privilegiar o uso do consumidor comum, que dificilmente passa dos 3500rpm no seu uso diário. Há menos perda de potência por atrito quando o motor trabalha em giros menores.

O novo motor fará sua estreia no Uno no segundo semestre deste ano. Depois, será a vez do subcompacto X1H usar o novo motor. Só em 2016, quando for reestilizado, é que o Palio receberá o novo propulsor.

Já o 1.4 terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. Este motor será usado por Uno, Palio e Punto. A estreia está prevista para 2016. Já existe planos para que o motor 1.4 GSE tenha versão turbo futuramente. Neste caso, o cabeçote passaria a ter 16 válvulas. É quase a mesma dança dos cabeçotes que se via no início dos motores 1.0 e 1.3 Fire…

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (Imagem meramente ilustrativa)