No dia 4 de dezembro flagramos com exclusividade a primeira mula do novo compacto X1H, da Fiat. Na mesma época recebemos a informação de que a marca teria aproveitado as paradas de final de ano para montar os primeiros protótipos do novo compacto de entrada com carroceria definitiva. Desde então este flagra virou meta. Hoje, depois de quase três meses de busca, conseguimos flagrar com exclusividade o X1H em sua forma definitiva – fantasiada, claro.
Para conseguir as primeiras imagens do modelo passamos por alguns inconvenientes que envolveram até abordagem policial e seguranças da Fiat. Ganhei “escolta” particular, que seguia todos os meus passos todos os dias em que ia na fábrica. O segredo era tamanho que a Fiat transportava os protótipos em caminhões fechados, que seguiam para rumo desconhecido. Ele só era desembarcado quando chegava em alguma estrada erma para realização dos testes.
Porém, nada é infalível, e deslizes acontecem. Tinhamos que devolver um carro da Fiat cedido para testes. Feita a devolução, falei com o Alexandre: “Vamos dar uma passada na portaria de testes”. Passamos pela portaria umas quatro ou cinco vezes. Nisso, os seguranças já tinham “sacado” nossa presença. Quando estávamos indo embora falei novamente com o Alexandre: “Vamos passar lá pela última vez, vai que…”. E minha intuição estava certa: o protótipo estava na portaria de saída, assim como o Palio da segurança.
Para não chamar a atenção, retornei e passei a condução para o Alexandre. Os seguranças perceberam e foram à portaria avisar sobre a nossa presença. Quando voltamos, o protótipo não estava mais lá e o Palio da segurança estava no portão. Falei com o Alexandre: “Putz, recolheram o ‘bicho’”. Para minha supresa, quando olhei para o lado, avistei o protótipo seguindo tranquilamente. Não tinha dado tempo de receber o aviso da segurança. Como o piloto não sabia que estávamos à sua caça, continuou seu trajeto sem se preocupar. Depois das vias apertadas, meta cumprida: aí está o primeiro flagra do X1H.
Varias identidades
Quando o projeto surgiu, em 2010, era chamado de 344. Depois foi rebatizado de X3C e agora ganhou a alcunha de X1H. O modelo será fabricado em Betim, mas ficará para 2016 por conta de atrasos. A ideia original era lançar o modelo no final de 2015.
Como publicamos desde 2010, o X1H compartilhará muitas peças com o Uno, tanto que pode ser considerado um primo dos 326 (Novo Palio) e 327 (Novo Uno). A parte da frente da arquitetura do City Car é a mesma dos 326/327, enquanto a parte de trás é nova. O modelo terá entre-eixos mais curto.
Apuramos que até mesmo no visual há parentesco com o Uno, já que a inclinação do para-brisa e o próprio vidro serão os mesmos. Aliás, o formato das portas dianteiras será igual – como mostra a foto acima -, mudando apenas a chapa estampada externa. Portas traseiras serão novas por conta do entre-eixos menor. As lanternas também não serão verticais. O que a VW não conseguiu fazer com o up!, a Fiat fará com seu City Car, e o modelo terá a tampa traseira toda em vidro.
MECÂNICA O modelo virá equipado com o sistema Start&Stop e marcará a estreia do motor 1.0 três cilindros, cuja potência final ficará acima dos 80cv. Outra novidade é o sistema de direção, que deverá contar opcionalmente com assistência elétrica.
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.