Projeção do novo Fiat Siena 2012 derivado do Projeto 326Desde junho do ano passado comecei  a desvendar o visual da nova geração do Fiat Siena derivado do Projeto 326. Já em fevereiro publiquei o primeiro flagra do modelo em testes com sua carroceria final (veja aqui). Nesta nova geração o modelo usa plataforma que estreou no Uno e esta dará origem aos novos Palio e Siena que já estão em testes finais. O Siena deverá chegar ao mercado entre novembro e dezembro deste ano. O novo Siena estava programado para ser  produzido somente na Argentina. Porém, devido aos últimos acontecimentos políticos tudo pode mudar… Mas, isso é assunto para os meus colegas das áreas de economia e política.

O hatch chegará ao mercado antes e possivelmente será lançado para marcar as comemorações dos 35 anos de instalação da marca italiana no Brasil. O visual dele já foi revelado pelo Autos Segredos. Veja aqui a projeção do parceiro Yuri Queiroz do site Queiroz Design. Já no post de hoje revelamos o visual final do novo Fiat Siena, acredito que nossa projeção não chegue aos 100% de acerto por conta da disposição das luzes de lanterna e faróis.  Confiram o belo trabalho do publicitário Renato Aspromonte do famoso blog Murruga Design.

Projeção do novo Fiat Siena derivado do Projeto 326 3VPelo que já vi e apurei a nova geração do Siena parece estar com maiores dimensões, entretanto, ainda não posso afirmar as dimensões finais do modelo (em breve terei novidades). O Siena ganhou uma linha de cintura alta e chega a lembrar o irmão maior Linea. Na coluna C há uma janela espia. Apesar de usar a mesma plataforma do novo Palio no visual externo o sedã terá somente as laterais e portas dianteiras como as do irmão hatch. Já que a porta traseira terá desenho próprio com uma caída mais arredondada e as portas traseiras do Palio terão um recorte mais retilíneo no encontro com o teto.

A dianteira é bem diferente a do irmão, pois, contará com faróis mais espichados que lembram um pouco dos Idea e Bravo. O modelo contará com a grade convencional filetada e na parte que encontra com o capô contará com um peça cromada para dar mais luxo ao modelo. Já a grade inferior responsável pela refrigeração do radiador terá a grade no formato colmeia. Os cromados também estarão presentes nas molduras dos faróis de neblina e no contorno do compartimento das lâmpadas que terão formato redondo.

Na traseira as lanternas invadem a tampa como na geração atual, sendo que, na parte inferior da tampa há um filete cromado.  Já na carroceria as lanternas são maiores que as atuais e não seguem a linha que entra na tampa já que tem um formato maior e a peça ainda invade a lateral do modelo em formato mais fino que lembra um bico.

PALIO SW Se o futuro da nova perua estava desconhecido até então, hoje, já não está mais. Descobri que a engenharia da marca já programa para testar e montar os primeiros protótipos da nova geração da Palio Weekend. Por enquanto, o projeto da nova perua é conhecido somente como Palio SW. De acordo com o apurado a perua usará a mesma plataforma dos novos Palio e Siena, ou seja, a mesma plataforma “mágica” do novo Uno. Ainda não tenho muitas informações sobre as linhas do modelo, mas, pelo que escutei “ela poderá não ser um SUV, mas, ganharia as linhas de um”. Já Palio Weekend atual passará por uma pequena reestilzição para ficar com fôlego até a chegada da nova geração.

É provável que o modelo atue no segmento B  e miraria nos concorrentes Ford EcoSport e o futuro SUV da Chevrolet derivado do novo Sonic, como bem observou o leitor Raimundo Motta em nossas conversas recentes por e-mail.  Com isso o sonho de ter um modelo similar ao Hyundai ix35 somente será possível usando os modelos da parceira americana Chrysler.

CITY CAR Por enquanto pouco se sabe do compacto da marca italiana que será produzido na nova fábrica de Pernambuco. Até hoje as únicas informações além do local de sua produção foram suas motorizações reveladas pelo Autos Segredos no ano passado. O modelo fará sua estreia em 2013 e de acordo com programação da marca, o pequeno carro entrará em produção em abril de 2013. Por enquanto somente sua motorização é conhecida já que o compacto usará os motores Fire 1.0 8V e o SGE 0.9 NA Multiair Flex, que em 2015 passarão por melhorias para atender o Proconve L6.

No dia 13 deste mês o site da revista Auto Esporte publicou um flagra do pequeno 600 afirmando que ele será a inspiração para o City car, porém, não tive nenhuma confirmação se essa informação se confirma. Sendo que este mesmo protótipo foi flagrado por mim em setembro de 2009 (veja aqui).

Projeções | Renato Aspromonte/Murruga Design/Especial para o Autos Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!