Categorias Publieditorial
| em 11 anos ago

Consórcio uma boa opção para investimento

Compartilhar

Nesse ano um interessante sistema de crédito completa seu cinquentenário. Estamos falando do consórcio, ideia de um bancário que formou um grupo com o objetivo de reunir fundos para comprar carros. Atualmente, o consórcio que nasceu ligado aos carros é usado por milhões de pessoas cujos sonhos e objetivos são os mais variados. Como comprar um carro para o filho que passou no vestibular, trocar o seu carro velho por aquele esportivo, comprar uma casa maior ou até mesmo uma embarcação.

Agora muitos devem se perguntar como funciona o consórcio. Vamos tirar algumas dúvidas nesse post. O sistema é formado pela união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, com um objetivo de formar uma poupança comum destinada à aquisição de bens móveis e imóveis, por meio de autofinanciamento.

Os cotistas contribuem com uma quantia destinada para formar a poupança e todos os participantes têm a garantia de usar essa poupança para a aquisição de um ou mais bens mensalmente. E todas as administradoras são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil que evita que empresas de origem duvidosa operem no setor.

A ideia do consórcio é poder dar aos seus associados à oportunidade de realizar seu sonho sem pagar juros ou ter que dar entrada. Assim pode-se aumentar seu patrimônio sem ficar com corda no pescoço devido a prestações altas. Nesse sistema o consorciado pode escolher desde o prazo até o valor de sua carta de crédito para realizar seu sonho. Para se ter uma ideia se o cliente quiser comprar uma cota para um imóvel os planos chegam até 192 meses e ainda existe a possibilidade de usar recursos do FGTS para dar um lance. E nos planos para aquisição de automóveis há a possibilidade de pagar em 80 meses.

Mas caso o cotista queira apressar um pouco o sonhado bem, existe a possibilidade de fazer um lance e aquele que der o maior valor, entre os participantes do grupo, leva a carta de crédito do mês. O dinheiro ofertado como lance é abatido do valor das parcelas e o contemplado escolhe se quer reduzir o prazo ou diminuir o valor da parcela. O contemplado pode ainda utilizar até 10% do valor da cota com documento e seguro para o veículo.

O lance pode ser dado com recursos próprios ou com o FGTS no caso de imóveis. Além disso, existe a opção de usar até 30% do valor da cota que adquiriu para ofertar um lance. Por exemplo, se sua cota for de R$ 30 mil, o consorciado pode usar R$ 9 mil como lance.

E para aqueles clientes que não tem pressa para comprar o seu bem, são realizados sorteios mensais nos quais cada cotista tem seu número da sorte e se for sorteado leva a carta de crédito, sem desembolsar qualquer quantia além das prestações.

 

 

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Curta o Autos Segredos no Facebook!

CONTEÚDO PATROCINADO