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VW Logus faz 30 anos e já pode ter placa preta

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Unidade exposta no Garagem Volkswagen rodou por cerca de três mil quilômetros como carro de testes da engenharia

Apresentado em fevereiro de 1993 no Brasil, o Volkswagen Logus completa 30 anos de seu lançamento. Para marcar a data, a marca alemã mostra uma unidade exposta no Garagem VW II na cor Azul Riviera produzida em 1995. 

O VW Logus da Garagem VW II é uma versão intermediária GL na cor Azul Riviera e interior com bancos com tear Guaecá Cinza equipada com o motor 1.8 AP. O exemplar tem pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros com acionamento elétrico, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve. O Logus da Garagem rodou apenas 3 mil quilômetros em sua trajetória de carro de testes do departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil.

O sedã que completa 30 anos é fruto da criação da Autolatina oficializada em 1° de julho de 1987. A união administrativa e fabril entre Volkswagen e Ford tinha a missão de compartilhar tecnologias e, assim, reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano. 

Os primeiros carros da joint venture surgiram na década seguinte, e em 1993 foi a vez do Logus, um esbelto sedã de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort – que deu origem também ao Pointer. Foi um dos últimos modelos de frutos da Autolatina, desfeita oficialmente em 1º de janeiro de 1996.

O Logus tinha 4,28 metros de comprimento e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas leva 416 litros de bagagens que poderia chegar aos 688 litros com o banco traseiro rebatido. 

Ao longo de sua curta passagem pelo mercado, o VW Logus foi comercializado nas versões CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8. No topo da gama, entregava aos clientes equipamentos como alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital, itens até a chegada do Logus disponíveis apenas em modelos de categorias superiores.

No conjunto mecânico, o VW Logus contava com os motores 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, este com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. Seu carburador eletrônico dispensava afogador, mantendo a marcha lenta sempre estável, enquanto o câmbio manual de cinco marchas se destacava pelos engates acionados por cabos, solução que garantia mais precisão.

Para a linha 1994 ficou guardada a versão GLS 2.0, de até 113 cv e com CD Player como opcional. No mesmo ano estreava ainda a série especial Wolfsburg Edition, diferenciada pelo apelo mais esportivo e cores exclusivas – uma homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha. Após 125.332 unidades fabricadas, a produção se encerrou em dezembro de 1996.

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