InícioNostalgiaVolkswagen celebra 50 anos dos modelos SP1 e SP2

Volkswagen celebra 50 anos dos modelos SP1 e SP2

- publicidade -
- publicidade -

Encontro realizado pelo SP2 Club reuniu 18 unidades para exposição e desfile no Motor Park no Haras Tuiuti, interior de São Paulo

A Volkswagen celebra 50 anos do modelo SP que foi vendido no mercado brasileiro como SP1 e SP2. O icônico modelo da marca alemã foi lançado em 26 de junho de 1972. Para comemorar a data, executivos de diferentes gerações da VW se reuniram, no último sábado, 25, para relembrar histórias do processo de criação e desenvolvimento do SP1 e SP2.

A Volkswagen e o SP2 Club reuniram entusiastas do modelo no Motor Park, primeiro parque temático de mobilidade do Brasil, no Haras Tuiuti, interior de São Paulo. Ao todo 18 unidades do Volkswagen SP estiveram presentes num dos maiores encontros do modelo já realizado desde o lançamento na década de 1970.

“O SP foi um ‘halo car’, um modelo único. O time de design da época foi genial no desenvolvimento desse carro, trazendo um motor traseiro, mas com capô bastante alongado, e uma linha traseira espetacular, com um tratamento de superfície envolvendo as lanternas e o para-choque com um trabalho excepcional. E, claro, é possível enxergar traços nos outros projetos que foram criados no nosso estúdio aqui no Brasil como Gol, Brasília e Fox”, elogia José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen América Latina.

André Drigo, Gerente Executivo de Desenvolvimento de Produto, reforça: “Essa celebração de 50 anos não é apenas do SP. Esse carro representou nos anos 1970 um marco na indústria como um todo. É muito interessante podemos ver vários itens e definições que surgiram na época, mas que seguem funcionais até hoje. Certamente utilizamos algumas teorias e conceitos dessa época e aplicamos nos novos modelos em desenvolvimento.”

José Vicente Martins ou Jota como ele era chamado foi o responsável pelo desenho do Volkswagen SP e Claudio Menta era engenheiro mecânico que cuidava do projeto. Segundo Jota, a pedido do presidente da Volkswagen na época, Sr. Rudolf Leiding, eles iniciaram os primeiros desenhos do SP na década de 1960. O designer diz que procurou desenhá-lo bastante baixo e com vidros inclinados, dando o ar de esportividade que pensava. Já no primeiro esboço, consegui deixá-lo como queria”, relembrou Jota, que na época integrava o time de designer da VW, chefiado por Márcio Piancastelli.

Já com as primeiras imagens em mãos, o desafio de criação de um modelo no Brasil e produzi-lo em escala começaram a aparecer. Executivos de todas as áreas se uniram para encontrar o melhor caminho para conceber o esportivo.

“O primeiro desafio que tivemos foi construir uma carroceria com componentes de chapa rebitados, e não soldados. Após estudos e tentativas, chegamos à conclusão que não era viável esse processo de produção. Então, passamos ao processo tradicional de fabricação de carrocerias”, relatou Menta.

“Não era comum criar carros no Brasil na época. Por conta disso, originamos o Volkswagen SP de um carro alemão, usando o chassi da Variant, e construímos um carro novo em cima dele”, concluiu Jota.

O SP1 trazia o motor 1,6L, de 65 cv de potência. Já o SP2 estava equipado com o motor 1,7L, gerando 75 cv. Com linhas esportivas e luxuoso, o interior oferecia bancos exclusivos, além do console e painel central em peça única. O painel de instrumentos, avançado para a época, contava com marcador de temperatura do óleo, amperímetro e relógio.

ACOMPANHE O AUTOS SEGREDOS TAMBÉM PELO YOUTUBE:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -