Henry usou, consecutivamente, várias letras do alfabeto para batizar seus automóveis. Entre veículos produzidos em série e outros experimentais, ele avançou ate a consoante “S”. O mais famoso, o “Modelo T”, foi lançado em 1908 e atingiu o posto de mais vendido do mundo, até ser desbancado pelo Fusca décadas depois. Coincidência ou não, o carismático carrinho da Ford foi substituído em 1927 por outro “Modelo A”, que além do nome e da marca, nada tinha em comum com o xará comercializado em Chicago em 1903.
A primeira fábrica da Ford fora dos Estados Unidos entrou em operação em 1911, na cidade de Manchester, Inglaterra. Em 1919, a marca inaugurava a primeira linha de montagem do Brasil, localizada em um galpão no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Naquela época, porém, os carros eram apenas montados no país, com peças importadas. A empresa só começou, de fato, a produzir veículos por aqui no fim da década de 1950, quando a indústria automobilística nacional foi estimulada pelo ex-presidente Juscelino Kubitscheck.
Foto | Ford/Divulgação