| em 13 anos ago

Esportivos cinquentões

Compartilhar

Há meio século, no começo dos anos de 1960, dois ícones da indústria automobilística eram lançados. Ambos são mundialmente famosos até hoje, e disputados a peso de ouro por colecionadores de diversas localidades. O primeiro a completar 50 anos de nascimento é o Jaguar E-Type.

O esportivo foi apresentado ao público no Salão de Genebra de 1961, e agradou graças às linhas extremamente insinuantes e ao poderoso motor, um 3.8 de seis cilindros em linha, capaz de gerar 265 cv e 35,9 mkgf. Em 1965, a cilindrada logo aumentou para 4.2, mas não houve ganho em potência; o torque é que cresceu para 38,6 mkgf. Posteriormente, em 1971, o propulsor foi substituído por um enorme 5.3 V12 de 272 cv e 42 mkgf. A produção chegava ao fim em 1975, com mais de 71 mil unidades vendidas. As comemorações começam, claro, no próximo Salão de Genebra. Ao longo do ano, o Jaguar cinquentão será homenageado também no Festival de Goodwood e no tradicional Peeble Beech Concours d’Elegance.

Em 2012, o igualmente famoso AC Cobra será o outro esportivo a completar meio século de existência. O lançamento ocorreu no Salão de Nova Iorque de 1962. O veículo era fabricado na Inglaterra pela pequena AC Cars, e começou a fazer sucesso graças a uma parceria entre o fabricante e um piloto texano, chamado Carroll Shelby. Exímio preparador de carros, ele instalou vários motores Ford V8 para impulsionar a pequena carroceria. O mais poderoso era um 7.0 com 425 cv de potência e 66,4 mkgf de torque. Esse modelo permaneceu no mercado de 1965 a 1968, e ficou conhecido como Shelby Cobra.

A AC Cars enfrentou vários problemas nas décadas seguintes, o que fez com que a produção não fosse constante. Contudo, a empresa continua na ativa, e apesar de ainda faltar cerca de um ano para a data especial, já anunciou uma série comemorativa, restrita a apenas 50 exemplares. O carro terá interior vinho com materiais de alta qualidade e plaquetas de identificação, uma delas fixada no centro do volante. A carroceria pode ser em alumínio o em fibra de vidro, ao gosto do cliente. O motor deverá ser um V8 6.2 de origem Chevrolet, com potência superior a 400 cv.

Fotos: Net Car Show/AC Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Redação

Redator do Autos Segredos.