InícioMatérias especiaisEsportivos cinquentões

Esportivos cinquentões

- publicidade -
- publicidade -

Há meio século, no começo dos anos de 1960, dois ícones da indústria automobilística eram lançados. Ambos são mundialmente famosos até hoje, e disputados a peso de ouro por colecionadores de diversas localidades. O primeiro a completar 50 anos de nascimento é o Jaguar E-Type.

O esportivo foi apresentado ao público no Salão de Genebra de 1961, e agradou graças às linhas extremamente insinuantes e ao poderoso motor, um 3.8 de seis cilindros em linha, capaz de gerar 265 cv e 35,9 mkgf. Em 1965, a cilindrada logo aumentou para 4.2, mas não houve ganho em potência; o torque é que cresceu para 38,6 mkgf. Posteriormente, em 1971, o propulsor foi substituído por um enorme 5.3 V12 de 272 cv e 42 mkgf. A produção chegava ao fim em 1975, com mais de 71 mil unidades vendidas. As comemorações começam, claro, no próximo Salão de Genebra. Ao longo do ano, o Jaguar cinquentão será homenageado também no Festival de Goodwood e no tradicional Peeble Beech Concours d’Elegance.

Em 2012, o igualmente famoso AC Cobra será o outro esportivo a completar meio século de existência. O lançamento ocorreu no Salão de Nova Iorque de 1962. O veículo era fabricado na Inglaterra pela pequena AC Cars, e começou a fazer sucesso graças a uma parceria entre o fabricante e um piloto texano, chamado Carroll Shelby. Exímio preparador de carros, ele instalou vários motores Ford V8 para impulsionar a pequena carroceria. O mais poderoso era um 7.0 com 425 cv de potência e 66,4 mkgf de torque. Esse modelo permaneceu no mercado de 1965 a 1968, e ficou conhecido como Shelby Cobra.

A AC Cars enfrentou vários problemas nas décadas seguintes, o que fez com que a produção não fosse constante. Contudo, a empresa continua na ativa, e apesar de ainda faltar cerca de um ano para a data especial, já anunciou uma série comemorativa, restrita a apenas 50 exemplares. O carro terá interior vinho com materiais de alta qualidade e plaquetas de identificação, uma delas fixada no centro do volante. A carroceria pode ser em alumínio o em fibra de vidro, ao gosto do cliente. O motor deverá ser um V8 6.2 de origem Chevrolet, com potência superior a 400 cv.

Fotos: Net Car Show/AC Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -