Categorias Mercado
| em 13 anos ago

Xenon agora, só de fábrica

Compartilhar

Qual motorista nunca se incomodou com os faróis de xenon de carros vindo no sentido oposto? Dependendo da situação, até ofusca sua vista e você fica cego por uns momentos. Para o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estes faróis, quando não originais, podem provocar um acidente. A resolução  384, que entrou em vigor na última terça-feira vem resolver este problema.

A medida proibe a instalação dos “kits” de faróis de xenon em veículos no aftermarket. Até o momento, era permitido realizar a instalação de tal equipamento, desde que o veículo passasse por uma inspeção e recebesse um Certificado de Segurança Veicular (CSV). Quem infringir a resolução está sujeito a uma multa no valor de R$ 127,69, além do acréscimo de cinco pontos na CNH.

Donos de carros que já possuíam o sistema regularizado, poderão manter os faróis de xenon. Esse tipo de faról fica permitido apenas se vierem de fábrica, o que significa que o carro possui projetores, lavador e regulagem automática de altura do facho.  Em 2009 a regra já havia sido colocada em prática, mas foi liberada em seguida.

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.