InícioMarcasContinental pneusSaiba porquê a roda amassada compromete o balanceamento dos pneus 

Saiba porquê a roda amassada compromete o balanceamento dos pneus 

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Conjunto roda/pneu é submetido a vários impactos ao rodar nas vias e estrada mal conservadas brasileiras e isso pode afetar sua estrutura

Único conjunto responsável pelo contato do carro com o chão, as rodas e pneus merecem atenção especial e quando há problemas um dos indícios são as vibrações no volante. As severas condições de uso brasileiras levam o conjunto a receber inúmeros impactos ao longo do uso e alguns deles podem comprometer a estrutura de pneus e rodas. 

De acordo com o fabricante de pneus Continental, a inspeção visual pode poupar muitos problemas, detectando desgastes ou danos tanto nos pneus como nas rodas. 

O desgaste irregular na banda de rodagem pode indicar um desalinhamento na suspensão. Um aro danificado compromete a segurança e o conforto ao dirigir, podendo ser a causa de incômodas vibrações e até desgastes irregulares nos pneus.

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As rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. 

O reparo nas rodas de aço na maioria das vezes pode ser resolvido num torno ou com um martelo de borracha. É um processo simples, mas, há casos mais extremos no qual a roda pode estar bastante amassada e gerar muita vibração devido ao desbalanceamento do conjunto roda-pneu, podendo, inclusive, contribuir para o desgaste de outros componentes do veículo.

Danos mais extensos nas rodas impedem o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.

Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, diz que é importante verificar se há a presença de trincas na roda, principalmente nas rodas de liga de alumínio. Nas rodas de aço, se ela é amassada e desamassada muitas vezes, o aço tende a encruar, ficando mais suscetível ao surgimento de trincas. Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Já as rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especializadas.

Astolfi também afirma que é sempre importante seguir as especificações do aro do equipamento original do veículo, evitando problemas de compatibilidade. “Um aro danificado pode ser um fator contribuinte para o surgimento de vibrações, além, é claro, de colocar em risco a segurança ao dirigir. O processo de montagem de um pneu na roda deve ser feito por pessoas com treinamento específico e empregando equipamentos adequados, com conhecimento técnico para detectar se o dano sofrido por uma roda pode ou não ser reparado”, conclui Rafael Astolfi.

Para proteger as rodas e torná-las mais resistentes contra possíveis impactos laterais, alguns pneus da Continental incorporam o flange rib, um ressalto de borracha na porção inferior da lateral próxima à flange da roda e que pode ser identificada através da sigla FR na denominação, como por exemplo 255/40R17 94W FR ContiSportContact 3 MO ou 225/45 R17 91W FR ContiSportContact 5 MO.

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