Mercado
| em 8 meses ago

Renault Scenic se reinventa e surge como crossover 100% elétrico

Compartilhar

Agora com o sobrenome E-Tech, Scenic se junta ao Megane como aposta da montadora francesa em veículos elétricos na Europa

Após completar 26 anos de história, nascido como monovolume compacto, o Renault Scenic acaba de se renovar, agora como um legítimo E-Tech 100% elétrico e com linhas mais próximas de um SUV do que vimos por aqui nas décadas passadas. As vendas serão iniciadas no velho continente a partir do início de 2024.

Utilizando a plataforma elétrica CMF-EV, o modelo continua se destacando em espaço interno para os passageiros com entre eixos de 2,78 metros. Segundo a Renault, a área para os joelhos no banco traseiro equivale a 278 mm, enquanto o porta-malas tem capacidade para 545 litros. Com uma bateria compacta de até 87 kWh, o crossover tem autonomia superior a 620 km (conforme o ciclo WLTP) e conta com motorização de até 160 kW (equivalente a 220cv).

Montado na França, na fábrica ElectriCity de Douai, o Scenic E-Tech conta com até 24% de materiais reciclados em sua construção e, conforme a Diretiva 2005/64/CE da União Europeia, 90% de sua massa – incluindo a bateria – pode ser reciclado por empresas do setor de reciclagem industrial.

VEJA TAMBÉM

O Scenic em seu formato original como monovolume a combustão se tornou o primeiro Renault fabricado no Brasil, no ano de 1998. Com produção local seguindo até 2010, o modelo se tornou referência quando o assunto era carro para a família. Ao todo, 142 mil exemplares saíram da fabrica da montadora em São José dos Pinhais (PR) direto para os consumidores brasileiros.

Agora, porém, a história deverá seguir outros rumos. O Scenic E-Tech apresentado pela Renault

não tem planos para o mercado nacional, muito menos quando falamos em nacionalização. A estratégia de eletrificação por aqui segue com o produto de baixo custo, Kwid E-Tech, e com a chegada do Megane E-Tech, que acontecerá neste mês, todos importados.
Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.