Mercado: Só restam dois compactos com carroceria de duas portas
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Volkswagen Gol e up! são os únicos modelos do mercado com opção de duas portas
Queridinhos nas décadas passadas, os modelos de duas portas estão à mingua no mercado dos zero quilômetros. Hoje, os únicos representantes do segmento são o Gol e o up!, da Volkswagen. O Fiat Palio Fire, de duas portas, ainda figura o site do fabricante, mas, a própria marca já comunicou suas revendas que a linha 2017 não conta com a opção.
Apesar de Gol e up! serem comercializados com preços bem próximos, há uma diferença grande na oferta de equipamentos. O up! tem preço sugerido de R$ 35.190, que o deixa R$ 770 mais barato que o Gol, que sai por R$ 35.960. Em compensação, a oferta de itens de série do up! é curta. Vidros elétricos, direção assistida, ar-condicionado entre outros itens são ofertados como opcionais. Já o Gol, tem uma lista de série um pouco mais generosa e vem equipado com vidros elétricos, travas elétricas e direção hidráulica. O ar-condicionado é ofertado como opcional.
Projeto mais moderno, o up! tem fixação da cadeirinha de criança por sistema ISOFIX. O compacto leva vantagem sobre o Gol pelas cinco estrelas para proteção de adultos e quatro para a proteção de crianças nos testes do Latin NCap.
Pesa contra o Gol, o projeto mais antigo, ele não tem ISOFIX e suas notas não são boas. Testado pelo instituto em 2010, o modelo teve três estrelas para proteção aos adultos e duas em proteção infantil.
O Gol leva vantagem sobre o up! pelo maior espaço interno. O Gol tem 3,89 metros de comprimento, 1,46m de altura, 1,64m de largura e 2,46m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas do Gol é de 285 litros.
O up! tem 3,6 metros de comprimento, 1,64m de largura, 1,5 de altura e 2,42m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é a mesma do irmão com 285 litros.
Mesmo sendo menor, o acesso ao banco traseiro do up! é melhor. O modelo conta com o sistema easy entry que não está disponível para o Gol. Já o veterano compacto tem banco do motorista com ajuste de altura.
Ambos são equipados com o mesmo motor 1.0 de três cilindros EA211. A potência máxima do propulsor 1.0 é de 75 cv e torque de 9,7kgfm quando abastecido com gasolina e de potência de 82 cv e torque de 10,4 kgfm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades para ambos.
O consumo oficial do Gol com etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Com gasolina, a média em ciclo urbano é de 12,9 km/l e de 14,5 km/l em ciclo rodoviário.
Pesando menos que o irmão, o up! tem consumo melhor. Com etanol, a média é de 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Com gasolina, a média em ciclo urbano é de 14,2 km/l e de 15,3 km/l em ciclo rodoviário.
Mais completo, o único opcional do Gol é o ar-condicionado que é ofertado a R$ 2.940. O up! também conta somente com um pacote de opcional que é vendido pelo valor de R$ 4.800. Pelo valor estão inclusos direção elétrica, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.
Caso o comprador queira uma pintura metálica, no Gol ela custa R$ 1.410 e no up! o valor é de R$ 1.363.
Confira abaixo os itens de série dos modelos:
Novo Gol Trendline 1.0. R$ 35.960
“ABS”-freios com sistema antitravamento e “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
“E-Flex” – sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina
“ESS” – alerta de frenagem de emergência
2 airbags (passageiro e motorista)
2 apoios de cabeça traseiros
2 portas
Alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista
Antena no teto
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro com encosto rebatível
Capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura
Desembaçador do vidro traseiro
Direção hidráulica
Faróis simples com máscara escurecida
Lavador e limpador do vidro traseiro
Luz de freio elevada (brake light)
Motor 1.0l
Para-sol com espelho para motorista
Para-sol com espelho para passageiro
Pneus 175/70 R14
Porta-revistas no encosto do banco do passageiro
Preparação para sistema de som com fiação
Retrorrefletores no para-choque traseiro
Retrovisores com comando interno manual
Revestimentos dos bancos em tecido
Rodas de aço aro 14″ com calotas “Xisto”
Tomada 12V no console central
Travamento elétrico das portas
Vidros dianteiros elétricos
take up! – R$ 35.190
“ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem
“aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisas com melhor performance
“E-Flex” – sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina
“ESS” – alerta de frenagem de emergência
“sit & adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
2 airbags (motorista e passageiro)
2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
2 cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático
2 portas
Alerta sonoro de faróis acesos
Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança
Antena no teto
Bancos dianteiros com função “easy entry” para veículos 2 portas
Chave tipo “canivete” sem controle remoto
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Coluna central externa com aplique preto brilhante
Console central com porta-copo
Desembaçador traseiro
Encosto do banco traseiro rebatível
Espelhos retrovisores externos com comando interno manual
Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether
Imobilizador eletrônico
Lavador e limpador traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador
Luz de cortesia dianteira no teto
Luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker“
Motor 1.0l MPI
Para-sol com espelho para o passageiro
Porta-copos traseiro
Porta-objetos nas portas dianteiras
Preparação de som sem alto-falantes
Revestimento dos bancos em tear “orion” cinza
Rodas de aço aro 14″ com pneus de baixa resistência à rolagem 175/70 R14 e calotas “bristol”
Tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button”
Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.