Volkswagen Gol e up! são os únicos modelos do mercado com opção de duas portas

Queridinhos nas décadas passadas, os modelos de duas portas estão à mingua no mercado dos zero quilômetros. Hoje, os únicos representantes do segmento são o Gol e o up!, da Volkswagen. O Fiat Palio Fire, de duas portas, ainda figura o site do fabricante, mas, a própria marca já comunicou suas revendas que a linha 2017 não conta com a opção.

Apesar de Gol e up! serem comercializados com preços bem próximos, há uma diferença grande na oferta de equipamentos. O up! tem preço sugerido de R$ 35.190, que o deixa R$ 770 mais barato que o Gol, que sai por R$ 35.960. Em compensação, a oferta de itens de série do up! é curta. Vidros elétricos, direção assistida, ar-condicionado entre outros itens são ofertados como opcionais. Já o Gol, tem uma lista de série um pouco mais generosa e vem equipado com vidros elétricos, travas elétricas e direção hidráulica. O ar-condicionado é ofertado como opcional.

Projeto mais moderno, o up! tem fixação da cadeirinha de criança por sistema ISOFIX. O compacto leva vantagem sobre o Gol pelas cinco estrelas para proteção de adultos e quatro para a proteção de crianças nos testes do Latin NCap.

Pesa contra o Gol, o projeto mais antigo, ele não tem ISOFIX e suas notas não são boas. Testado pelo instituto em 2010, o modelo teve três estrelas para proteção aos adultos e duas em proteção infantil.

O Gol leva vantagem sobre o up! pelo maior espaço interno. O Gol tem 3,89 metros de comprimento, 1,46m de altura, 1,64m de largura e 2,46m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas do Gol é de 285 litros.

O up! tem 3,6 metros de comprimento, 1,64m de largura, 1,5 de altura e 2,42m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é a mesma do irmão com 285 litros.

Mesmo sendo menor, o acesso ao banco traseiro do up! é melhor. O modelo conta com o sistema easy entry que não está disponível para o Gol. Já o veterano compacto tem banco do motorista com ajuste de altura.

Ambos são equipados com o mesmo motor 1.0 de três cilindros EA211. A potência máxima do propulsor 1.0 é de 75 cv e torque de 9,7kgfm quando abastecido com gasolina e de potência de 82 cv e torque de 10,4 kgfm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades para ambos.

O consumo oficial do Gol com etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Com gasolina, a média em ciclo urbano é de 12,9 km/l e de 14,5 km/l em ciclo rodoviário.

Pesando menos que o irmão, o up! tem consumo melhor. Com etanol, a média é de 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Com gasolina, a média em ciclo urbano é de 14,2 km/l e de 15,3 km/l em ciclo rodoviário.

Mais completo, o único opcional do Gol é o ar-condicionado que é ofertado a R$ 2.940. O up! também conta somente com um pacote de opcional que é vendido pelo valor de R$ 4.800. Pelo valor estão inclusos direção elétrica, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.

Caso o comprador queira uma pintura metálica, no Gol ela custa R$ 1.410 e no up! o valor é de R$ 1.363.

Confira abaixo os itens de série dos modelos:

Novo Gol Trendline 1.0. R$ 35.960
  • “ABS”-freios com sistema antitravamento e “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
  • “E-Flex” – sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina
  • “ESS” – alerta de frenagem de emergência
  • 2 airbags (passageiro e motorista)
  • 2 apoios de cabeça traseiros
  • 2 portas
  • Alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista
  • Antena no teto
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Direção hidráulica
  • Faróis simples com máscara escurecida
  • Lavador e limpador do vidro traseiro
  • Luz de freio elevada (brake light)
  • Motor 1.0l
  • Para-sol com espelho para motorista
  • Para-sol com espelho para passageiro
  • Pneus 175/70 R14
  • Porta-revistas no encosto do banco do passageiro
  • Preparação para sistema de som com fiação
  • Retrorrefletores no para-choque traseiro
  • Retrovisores com comando interno manual
  • Revestimentos dos bancos em tecido
  • Rodas de aço aro 14″ com calotas “Xisto”
  • Tomada 12V no console central
  • Travamento elétrico das portas
  • Vidros dianteiros elétricos
take up! – R$ 35.190
  • “ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem
  • “aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisas com melhor performance
  • “E-Flex” – sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina
  • “ESS” – alerta de frenagem de emergência
  • “sit & adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • 2 airbags (motorista e passageiro)
  • 2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
  • 2 cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático
  • 2 portas
  • Alerta sonoro de faróis acesos
  • Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança
  • Antena no teto
  • Bancos dianteiros com função “easy entry” para veículos 2 portas
  • Chave tipo “canivete” sem controle remoto
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
  • Coluna central externa com aplique preto brilhante
  • Console central com porta-copo
  • Desembaçador traseiro
  • Encosto do banco traseiro rebatível
  • Espelhos retrovisores externos com comando interno manual
  • Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether
  • Imobilizador eletrônico
  • Lavador e limpador traseiro
  • Limpador do para-brisa com temporizador
  • Luz de cortesia dianteira no teto
  • Luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker“
  • Motor 1.0l MPI
  • Para-sol com espelho para o passageiro
  • Porta-copos traseiro
  • Porta-objetos nas portas dianteiras
  • Preparação de som sem alto-falantes
  • Revestimento dos bancos em tear “orion” cinza
  • Rodas de aço aro 14″ com pneus de baixa resistência à rolagem 175/70 R14 e calotas “bristol”
  • Tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button”
  • Tampa do tanque de combustível com chave
  • Vidros com acionamento manual

[photomosaic]

Fotos | Volkswagen/Divulgação