Especial para o Autos Segredos
O ano não está fácil para a indústria automobilística brasileira. Após sofrer sucessivas quedas durante o primeiro semestre, dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicam que o segundo semestre começou com baixas: em julho, as vendas do setor sofreram baixas de 13,62% em relação ao mesmo mês do ano passado. É verdade que, se o parâmetro de comparação for junho, último, houve alta de 11,64. Mas ainda assim, o cenário é retração para o setor.
Apesar do desaquecimento do mercado, a Fiat tem motivos para comemorar: além de ter sido novamente a marca que mais comercializou veículos no país, a marca italiana comemora a liderança do Palio no ranking dos automóveis mais vendidos, pelo segundo mês consecutivo. O segundo lugar ficou com o Gol, por uma diferença de apenas 332 unidades para o Onix, que foi o maior destaque do mês. O HB20 foi o quarto colocado, à frente de Fiesta e Uno. Daí para frente, considerando apenas os hatches compactos, seguem na ordem a dupla Fox/CrossFox e o up!
Entre os hatches médios, o Ford Focus continua dominando: não só se manteve no primeiro lugar como abriu mais de 900 unidades de vantagem para o Volkswagen Golf, segundo colocado. O Chevrolet Cruze permanece na terceira posição.
Nada de novo entre os monovolumes. O Honda Fit, que ganhou uma nova geração há pouco, continua firme na liderança. O Chevrolet Spin, por sua vez, segue não muito distante, na segunda posição. O Fiat Idea foi novamente o terceiro colocado.
A Strada, que há anos reina absoluta entre as picapes compactas, voltou a abrir vantagem para a vice Saveiro. Nos meses anteriores, a caminhonete da Volkswagen havia conseguido diminuir a diferença para a rival da Fiat, ainda que um volume de milhares de unidades continuassem separando os dois modelos. A Montana, como sempre, ficou com o terceiro lugar.
No ranking de marcas, a surpresa foi a Chevrolet, que ultrapassou a Volkswagen e assegurou a vice-liderança. Embora a empresa alemã se mantenha à frente no acumulado, não é a primeira vez, em 2014, que ela fica atrás da concorrente norte-americana em balanços mensais. Hyundai e Renault também travam uma disputa acirrada, mas pelo quinto lugar da tabela. Em julho, a vantagem foi novamente da fabricante sul-coreana.
1º | FIAT | 58.783 | 21,01% |
2º | GM | 50.197 | 17,94% |
3º | VW | 48.829 | 17,45% |
4º | FORD | 25.437 | 9,09% |
5º | HYUNDAI | 21.476 | 7,68% |
6º | RENAULT | 17.982 | 6,43 |
7º | TOYOTA | 17.699 | 6,33% |
8º | HONDA | 10.977 | 3,92% |
9º | NISSAN | 5.855 | 2,09% |
10º | MITSUBISHI | 4.851 | 1,73% |
11º | CITROEN | 4.242 | 1,52% |
12º | PEUGEOT | 3.006 | 1,07% |
13º | KIA | 1.939 | 0,69% |
14º | MERCEDES-BENZ | 1.050 | 0,38% |
15º | BMW | 1.038 | 0,37% |
16º | LAND ROVER | 901 | 0,32% |
17º | AUDI | 824 | 0,29% |
18º | CHERY | 695 | 0,25% |
19º | JAC | 656 | 0,23% |
20º | SUZUKI | 472 | 0,17% |
Fotos | Fiat/Divulgação, Chevrolet/Divulgação, Toyota/Divulgação, Volkswagen/Divulgação e Ford/Divulgação