O Corolla continua na ponta isolada da categoria dos sedãs médios, enquanto o Cruze parece ter se consolidado na vice-liderança. Jetta e Fluence ficaram com as colocações seguintes. O Civic foi o quinto, resultado que não é ruim quando se considera que a nova geração só esteve à venda na segunda quinzena do mês.
Entre os hatches médios, o Hyundai i30 continua na liderança, seguido pelo rival Ford Focus. O Volkswagen Golf ficou novamente na terceira posição, enquanto Nissan Tiida e Citroën C4 ultrapassaram o Bravo. Será que o Fiat se recuperará nos meses seguintes?
A Palio Weekend voltou a liderar o segmento das peruas. A rival SpaceFox ficou na segunda colocação, por uma diferença de 172 unidades. Contudo, se as vendas da SpaceCross fossem computadas juntas, o modelo da Volkswagen assumiria a ponta. A Renault Megáne Grand Tour fechou o mês com o terceiro posto, mais atrás.
Situação surpreendente ocorreu entre os SUVs. O EcoSport trava uma disputa acirrada com o Duster desde que o segundo foi lançado. O primeiro chegou a ser ultrapassado nos últimos meses de 2011, mas conseguiu fechar janeiro frente do rival, por uma diferença de 132 unidades. Ocorre que a liderança do segmento ficou com outro veículo: o maior e mais caro Honda CR-V, que apesar de também estar na iminência de ser substituído por uma nova geração, emplacou 147 exemplares a mais que o representante da Ford.
1º | GM | 52.850 | 20,91% |
2º | FIAT | 51.902 | 20,54% |
3º | VW | 51.058 | 20,21% |
4º | FORD | 22.204 | 8,79% |
5º | RENAULT | 16.616 | 6,58% |
6º | NISSAN | 8.387 | 3,32% |
7º | TOYOTA | 7.719 | 3,05% |
8º | HYUNDAI | 7.635 | 3,02% |
9º | HONDA | 6.067 | 2,40% |
10º | CITROEN | 5.873 | 2,32% |
11º | PEUGEOT | 5.324 | 2,11% |
12º | MITSUBISHI | 3.983 | 1,58% |
13º | KIA | 2.848 | 1,13% |
14º | CHERY | 1.658 | 0,66% |
15º | JAC | 1.465 | 0,58% |
16º | HAFEI | 1.034 | 0,41% |
17º | LAND ROVER | 940 | 0,37% |
18º | MERCEDES-BENZ | 797 | 0,32% |
19º | BMW | 775 | 0,31% |
20º | SUZUKI | 531 | 0,21% |
Entre as marcas importadas, duas conseguiram desempenho expressivo. Uma delas foi a Chery, que ultrapassou a conterrânea JAC Motors. A outra foi a britânica Land Rover, que deixou as alemãs BMW e Mercedes-Benz para trás e subiu duas posições no ranking.
Fotos | Chevrolet, Nissan e Toyota/Divulgação