A Localiza implanta em cinco capitais mineiras o serviço Localiza Fast. O serviço consiste em um alugar um carro exclusivamente via aplicativo de celular. O serviço funcionou em período de testes com clientes selecionados em Belo Horizonte e São Paulo.

Localiza Fast

O serviço está disponível nas praças de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Belo Horizonte (Confins e Savassi), Brasília e Porto Alegre. A locadora diz que a ferramenta será disponibilizada para suas principais agências do país nos próximos meses. A Localiza afirma que a tecnologia é parte de um programa de investimentos de cerca de R$ 10 milhões realizado em 2016 para melhorias de produtos e novas tecnologias.

“Antes da implantação, passamos por uma etapa-piloto com dezenas de veículos. Adotamos o processo de cocriação com os clientes, como uma forma de oferecer um serviço mais ajustado às necessidades do usuário. Com uma aprovação excepcional, o Localiza Fast chega agora às principais capitais e a expectativa é de muito sucesso”, destaca Guilherme Braz, diretor de Experiência do Cliente e Pricing da Localiza.

Funcionamento

Pelo aplicativo o cliente sai dirigindo da agência sem passar pelo balcão de atendimento. A reserva do automóvel escolhido pode ser realizada por diversos canais incluindo o APP da Localiza. Com a reserva feita, a retirada do veículo acontece em menos de um minuto. Pelo aplicativo Localiza, o usuário faz o check-in informando a chegada à agência e passa por uma etapa de autenticação via reconhecimento facial. Na sequência, a ferramenta aponta a localização exata do carro, com detalhes como número da vaga, placa do veículo e a foto do modelo escolhido. Quando o usuário se aproxima do carro aparecerá na tela o botão “abrir o carro” que ao ser acionado abre o veículo automaticamente. As chaves e o documento do modelo ficam no porta-luvas do modelo. A devolução do veículo também é digital.

Fotos | Juan Cogo/Localiza/Divulgação