Empresa mexicana deverá criar mil empregos no Brasil em 2021. Executivo da Kavak afirma que a operação brasileira deverá ser a maior do grupo

A Kavak anuncia sua chegada ao mercado brasileiro com um aporte de R$ 2,5 bilhões prometendo inovar o mercado de carros usados. A cifra é o maior investimento da empresa na criação de uma filial desde sua fundação.

Pela plataforma, o cliente pode procurar seu novo carro ou ainda cotar a venda ou a troca do seus usado. Simulamos a venda de um Onix Plus LT 1.0 Turbo AT6, pelo site colocamos quilometragem e cor. Na tabela Fipe, o valor sugerido é de R$ 73.841,00, se a opção for pela troca por outro modelo disponível no estoque da Kavak, o valor pago é de R$ 72.475,00 e se a opção for pela venda, a plataforma paga R$ 71.692,00. Mas é claro que o valor só é confirmado, depois de um inspeção no carro. Os valores estão agressivos e mostram a intenção da Kavak de se firmar no mercado brasileiro.

O modelo de negócio no Brasil seguirá o mesmo do México: o proprietário de um carro com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a Kavak, com orçamento feito em cerca de dois minutos pelo site. No momento de comprar um carro, a Kavak faz a vistoria de 240 itens e estudo documental do veículo, e formaliza a proposta final. O negócio pode ser fechado on-line e o cliente recebe o pagamento, muitas vezes no mesmo dia.

Uma vez comprado, a Kavak recondiciona completamente o automóvel antes de colocá-lo à venda no site. Os clientes interessados em comprar um carro podem buscar os modelos disponíveis na plataforma on-line e explorar os produtos de financiamento oferecidos pela Kavak, além de ter a documentação facilitada por um representante de cartório no próprio hub da empresa.

No Brasil, a Kavak será capitaneada por Roger Laughlin, um dos fundadores da empresa e que lançou a Kavak no México há cinco anos, assume a posição de CEO da operação brasileira. O executivo afirma que a empresa já tem 300 mil m² em infraestrutura e nosso plano é expandir ainda mais no Brasil, com mais de 1 (um) milhão de m² nos próximos meses. Ele ainda afirma que a Kavak está investindo dez vezes mais no Brasil do que em qualquer outro país devido ao tamanho do mercado e oferta local fragmentada. Eles também afirma que a Kavak Brasil será a maior operação da empresa.

Como parte da estratégia da Kavak de se instalar no Brasil, Roger Laughlin e parte do seu time se mudaram para o país, em 2020, para entender profundamente os consumidores brasileiros e as demandas de mercado. Antes do lançamento oficial aqui, a empresa operou por quatro meses em estilo “soft launch”, calibrando seu crescimento e capacidade de adaptação da plataforma on-line e modelo de negócios local. Ao final de 2022, a Kavak irá superar a marca de 100 mil veículos comprados para compor inventário e 50 mil carros vendidos no mercado brasileiro.

“Nos últimos meses, entendemos como escalar nossa operação aqui, formando um time de 500 pessoas e investindo em infraestrutura. Agora estamos prontos para oferecer uma solução revolucionária para todas as transações de carros seminovos e usados, em uma indústria profundamente descentralizada e fragmentada”, explica Laughlin.

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