Em outras palavras, para automóveis de até 1000cc³ a alíquota de IPI de 37% cai para 30%, mas no caso de fabricantes que satisfazem as exigências do governo, a alíquota de 7% foi zerada. Automóveis de 1000cc³ a 2000cc³ terão o IPI diminuído de 41% para 35,6% no caso de carros flex que não estão no regime. Os que enquadram terão uma queda de 11%, para 6,5%. Automóveis a gasolina terão o IPI reduzido de para 46% para 36,5%. Os que estão no regime, de 11% para 6,5%.
Para utilitários, o IPI cai de 34% para 31%, no caso dos veículos fora do regime automotivo, e de 4% para 1% para aqueles que integram o regime. Segundo Mantega, a renúncia fiscal estimada é de R$ 1,2 bilhão.
O governo negociou com as montadoras um desconto sobre as tabelas de preços dos veículos, em contrapartidas à redução do IPI. Segundo Mantega, até 31 de agosto carros até mil cilindradas terão um desconto de 2,5% sobre a tabela em vigor atualmente. Entre mil e duas mil cilindradas, o abatimento será de 1,5%, e para utilitários, de 1%. Ele ainda alegou que os carros podem ficar até 10% mais baratos, e que o setor se comprometeu a fazer reduções especiais – em promoções específicas – e não demitir trabalhadores.
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