Foton-MotorsA  chinesa Foton Motors, que produz veículos pesados e desde 2011 pensa em erguer uma fábrica no Brasil, enfim decidiu instalar-se no Rio de Janeiro. O local exato, contudo, ainda está indefinido e há dois municípios no páreo: Itatiaia, no Vale do Paraíba, e Seropédica, na Baixada Fluminense. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado, Julio Bueno.

Seja onde for construída, a planta da Foton Motors consumirá investimentos de R$ 250 milhões e gerará 450 empregos diretos. A capacidade produtiva será de 20 mil caminhões por ano. A nova planta deverá ser inaugurada em 2015, produzindo caminhões de 3,5 toneladas e 8,5 toneladas, com 75% dos componentes vindos da China. A estimativa é de que o índice de nacionalização aumente gradativamente até atingir 65% em 2017. Segundo a direção da empresa, a previsão é de ampliar as instalações já em 2018, para fabricar veículos pesados e extrapesados.

O Governo Estadual do Rio de Janeiro concedeu medidas de estímulo e incentivos fiscais à Foton, incluindo a quitação de 10% dos custos do terreno (valor equivalente a cerca de R$ 25 milhões) e a postergação do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A marca chinesa também pretende solicitar financiamento de até 80% do investimento total ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com informações da Agência Brasil
Foto | Foton Motors/Divulgação