Importador e representante da marca sul-coreana afirma que não há previsão de comercialização do modelo no país

O nosso leitor Bruno Manoel flagrou um modelo que vem já faz um tempo ensaiando retorno ao Brasil. Não à toa, ele fez algumas fotos do veículo e gentilmente nos enviou. Estamos falando de uma unidade do Kia K5, mais conhecido por nós, brasileiros, como Optima.

A unidade do sedã em questão, na configuração S (que faz parte de sua linha 2020), está em exposição em um showroom de uma concessionária do Rio de Janeiro. A revenda pede pelo modelo a módica quantia de R$ 250 mil.

A reportagem de Autos Segredos, claro, entrou em contato com o Grupo Gandini, importador e representante da marca sul-coreana no Brasil. Pelo menos, de acordo com a empresa, esta é a única unidade do Kia K5 0 km à venda no país. Ela também alega que não há previsão de comercialização do sedã por aqui.

Vendido no Brasil entre 2012 e 2016, o Optima voltou a ter sua comercialização especulada com mais força no ano passado. A Kia queria iniciar as vendas do modelo na sua configuração híbrida em 2020, mas a pandemia do novo coronavírus fez a marca mudar de planos.

A estratégia combinava a oferta do Optima, mais caro, com a do Rio. O hatchback, inclusive, foi outro modelo que foi prometido por muito tempo até começar a ser vendido no Brasil. Demorou tanto, aliás, que chegou defasado ante aos concorrentes. Hoje é oferecido em uma única versão. Vale lembrar que, além da pandemia, a Kia briga ainda com a cotação do dólar. Aí já viu…

Voltando ao Optima Hybrid, o sedã nesta configuração é empurrado por motor 2.0 a combustão de 152 cv e propulsor elétrico de 52 cv. A potência combinada é de 195 cv e o torque é de 37,4 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades.

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