A BMW está estudando a possibilidade de construir uma fábrica de automóveis no Brasil. O anúncio partiu de Norbert Reithofer, presidente mundial da empresa, e foi divulgado pelo jornal Valor Econômico. De acordo com a publicação, as boas perspectivas de crescimento do mercado local teriam estimulado os executivos. Em 2010, as vendas do grupo alemão aumentaram 55% em relação à 2009. Nos próximos anos, a taxa de crescimento deverá se manter em 50%.

Se realmente for instalada, a nova planta exportará a produção para toda a América Latina. A fábrica deverá começar a operar em regime CKD (Completely Knocked Down), utilizando peças importadas. Mas a tendência é de nacionalizar os componentes com o passar do tempo.

A marca alemã já produz motos em uma planta brasileira, localizada em Manaus, AM. É possível que a unidade nortista seja ampliada para produzir carros. A construção de outra fábrica também não está descartada. Mas o fato é que, até o momento, a primeira sede da marca na América do Sul ainda não tem local definido para ser construída. Também não há informações sobre os modelos que a BMW pretende montar aqui.

Audi e Mercedes já produziram automóveis no Brasil, mas acabaram destinando as instalações industriais para outros fins. Atualmente, a linha de carros de ambas as marcas é importada. Tomara que a BMW tenha aprendido com as experiências das concorrentes e desenvolva uma estratégia mais eficiente de produção nacional.

Foto | BMW/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!