Ainda não foi dessa vez que a BMW confirmou sua fábrica no Brasil. Mas os indícios sobre a  construção da planta estão cada vez mais fortes. O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, foi o último a fornecer pistas sobre investimentos da marca alemã na Região Sul do país, mais precisamente no município de Araquari. Entrevistado pelo jornal A Notícia, o político não forneceu detalhes, mas mencionou uma data supostamente marcada para a assinatura do contrato : dia 21 de agosto, próxima terça-feira.

O Governador também comentou que teria feito uma proposta de data aos executivos da empresa, que decidiriam a aprovação. Os alemães da BMW receberiam até uma carta assinada por Raimundo Colombo, com os dizeres “BMW, bem-vinda a Santa Catarina”. O documento teria sido entregue pelos secretários do Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, e dos Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes, durante uma viagem a Munique.

A fábrica da BMW no Brasil é tema de uma longa novela que começou no primeiro semestre de 2011. No último mês de março, um diretor da empresa chegou a sugerir que a planta nacional estaria por um fio, devido à queda nas vendas e à nova política fiscal do governo. Contudo, o Senado acaba de aprovar a medida 563, que estabelece novas regras para o setor automotivo , o que teria contribuído para a decisão final da marca alemã. Segundo a revista Car and Driver, o anúncio oficial deverá ser feito antes do Salão do Automóvel de São Paulo.

O carro que a BMW cogita produzir no Brasil ainda é incerto. O novo Série 1 seria um forte candidato, mas também estaria no páreo uma nova linha de veículos com tração dianteira que segue em desenvolvimento na Alemanha. Seja lá como for, começa a surgir uma luz no fim do túnel.

Foto | BMW/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Curta o Autos Segredos no Facebook!