alinhamento_pneuA Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) fez uma lista com seis itens para aumentar a vida útil dos pneus. De acordo com a entidade muitas vezes os “sapatos” dos automóveis são esquecidos e os pneus exercem uma importante função para o bom desempenho do veículo.

A Anip diz que simples hábitos e costumes na manutenção podem garantir uma vida útil prolongada e ainda gerar maior economia de combustível para o proprietário.

Confira abaixo as seis dicas da entidade:

1. Calibre semanalmente

Andar com os pneus com pressão abaixo da especificada no manual do veículo impacta diretamente na durabilidade do pneu e no aumento do consumo de combustível.

2. Faça rodízio

Trocar os pneus traseiros com os dianteiros é fundamental para evitar o desgaste desigual. Para os pneus radiais, a troca deve feita a cada oito mil quilômetros, enquanto que, para os pneus diagonais, a recomendação é de que sejam trocados a cada cinco mil quilômetros rodados.

3. Evite contato com abrasivos ou solventes

O contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes deve ser evitado a todo custo. A utilização desses componentes químicos desgasta a borracha e provoca a perda das suas principais propriedades mecânicas e físico-químicas.

4. Faça manutenção preventiva

Seguir corretamente todas as manutenções indicadas no manual do seu veículo para a verificação de amortecedores, freios, molas, rolamentos, rodas e eixos agem diretamente nos pneus.

5. Troque no momento correto

Observar periodicamente o indicador de desgaste de rodagem TWI (Tread Wear Indicators) é ideal para saber se o pneu ainda tem condições de uso ou se já é o momento de trocar.

6. Dirija com atenção e concentração

Evitar aceleradas e frenagens bruscas, pois elas contribuem para a preservação do desgaste prematuro dos pneus, na diminuição do consumo de combustível e, ainda, na segurança no trânsito.

Foto | Goodyear/Divulgação
Fonte | Anip