InícioMatérias especiaisVeja 10 opções de carros por até R$ 30 mil

Veja 10 opções de carros por até R$ 30 mil

- publicidade -
- publicidade -

Tem hatch, SUV, station-wagon e até minivan para você rodar na cidade sem ter de comprometer o orçamento

Por Fernando Miragaya

Você sabe que aqui no Autos Segredos a gente sempre dá aquela força para o seu bolso. Por isso, garimpamos 10 opções de carros até R$ 30 mil que vale a pena considerar para ter na garagem e não precisar desfalcar o orçamento de 2023 em um modelo 0 km – que não sai por menos de R$ 70 mil com o mínimo para se sobreviver.

VEJA TAMBÉM:

Nesta lista de carros até R$ 30 mil tem muito hatch, mas também tem dicas de modelos familiares, como peruas e monovolumes, e até um SUV com bom custo/benefício. Porém, lembre-se que são veículos com bastante uso e que é preciso pesquisar bem sobre o automóvel.

É importante levantar o histórico do carro, averiguar as condições da cabine e da lataria e verificar se tudo está em perfeito funcionamento – e se as revisões estão em dia. É isso que vai sacramentar se o automóvel usado é bom ou não, independentemente do tempo de uso e dos quilômetros rodados.

1 – Fiat Uno

  • Ano: 2011/12
  • Versão: Way
  • Motor 1.4 8V flex de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: motor de arranque, vazamento de óleo, falhas na marcha lenta e superaquecimento do motor

Carro que cabe em qualquer vaga e com posição alta de dirigir, o Fiat Uno é um carro bastante competente para se ter na cidade. O motor Fire não é nenhuma Brastemp, mas tem certa força em baixas rotações para encarar ladeiras e bastante peças de reposição. 

O espaço interno desta segunda geração do Uno é que é bem sofrível, em especial na frente, onde passageiros mais corpulentos tendem a roçar os braços. A versão Way paga uma de aventureiro de forma harmoniosa. 

O carro vinha pelado nesses primeiros anos de vida. Então, na parte de itens de série, é bom procurar modelos que receberam pacote de opcionais, que incluíam ar, direção assistida, ABS, airbag duplo frontal, vidros e travas elétricos, entre outros.

2- Volkswagen Fox

  • Ano: 2008/09
  • Versão: Plus
  • Motor 1.6 8V flex de 103/101 cv e 14,5/14,3 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: bomba de combustível, estalos e ruídos na coluna de direção, consumo excessivo de óleo lubrificante e infiltração nos faróis e na cabine

O hatch altinho saiu de cena há pouco tempo, mas é sempre uma boa dica de compra de carros até R$ 30 mil. Principalmente devido ao seu robusto conjunto mecânico – com o veterano motor 1.6 de bom torque em baixas rotações e o câmbio manual de engates justinho -, de manutenção simples e barata.

Outro destaque no VW Fox é a posição de dirigir elevada. A propósito, o teto alto dá uma sensação de amplitude bacana, mas não se engane, o espaço é como em qualquer compacto dos anos 2000. 

Em geral, a configuração Plus tem ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, direção hidráulica, desembaçador e limpador traseiros. Mas essa parte de equipamentos também merece atenção, pois muitos itens eram opcionais.

3- Ford Focus

  • Ano: 2008/09
  • Versão: GLX
  • Motor  2.0 16V a gasolina de 148 cv e 18,9 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: dificuldades no engate das marchas, problemas comando de válvulas do motor, vazamentos do fluido da transmissão e falhas no sistema de arrefecimento

Subimos um pouco o nível para ter um belo hatch médio nesta lista. O Focus empolga pelo desempenho do motor, que neste ano ainda bebe apenas gasolina, mas que oferece boas arrancadas. Destaque maior para o comportamento dinâmico da segunda geração do modelo e para a estabilidade eficiente.

O Focus ainda merece aquele elogio de sempre no que diz respeito ao acerto da suspensão, em especial do jogo traseiro independente multibraço. Contudo, lembre-se que a manutenção do hatch da Ford tem fama de cara.

O bom é que o carro por até R$ 30 mil é bem equipado desde sempre. Airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, regulagem dos faróis, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, rodas de liga-leve, luzes de neblina e som eram de série.

4- Chevrolet Zafira

  • Ano: 2008
  • Versão: Elite
  • Motor  2.0 8V flex de 127/121 cv e 19,6/18,3 kgfm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Atenção: motor de arranque, vibração excessiva do motor, vazamentos de óleo lubrificante e no sistema de arrefecimento e desgaste prematuro dos coxins

Sinônimo de carro familiar “raiz”, a Zafira é uma alternativa para quem quer um modelo espaçoso e não quer gastar demais. São sete lugares, espaço de sobra para todos os ocupantes – mesmo nos bancos extras, adultos de estatura mediana viajam numa boa – e certo nível de equipamentos.

A variante Elite da Chevrolet Zafira tem airbag duplo, ABS nos freios, ar-condicionado, direção hidráulica, trio, rodas de liga leve e até banco de couro. O desempenho do conjunto com motor 2.0 e transmissão automática foca mais no conforto, mas a minivan é pesada e isso se reflete em um consumo elevado.  

5- Renault Clio

  • Ano: 2013/14
  • Versão: Expression
  • Motor: 1.0 16V flex de 80/77 cv e 10,5/10,1 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: ruídos na transmissão, rolamentos, motor de arranque, falhas na aceleração e vazamento do fluido da transmissão

Outra opção de carro urbano até R$ 30 mil e um dos mais novos desta lista, o Clio é econômico e tem manutenção relativamente simples, apesar de o motor multiválvulas não ser referência em termos de robustez. De qualquer forma, tem desempenho condizente, ainda mais para rodar na cidade.

Não esqueça que é um compacto e que a lista de equipamentos destes últimos anos do Renault Clio era bastante limitada. Ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais. De série mesmo, desembaçador e limpador de vidro traseiro, computador de bordo e encosto traseiro rebatível.

6 – Citroën C4

  • Ano: 2011/12
  • Versão: GLX
  • Motor: 2.0 16V flex de 151/143 cv e 21,6/20,3 kgfm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Atenção: sistema de arrefecimento, ruídos e durabilidade dos componentes suspensão, fluido da transmissão automática e vida útil da bateria

Carro bem cuidado é sempre boa dica, mesmo para um usado da Citroën, que sempre desperta reclamações e temores. Então, vamos de C4, hatch médio com desenho bonitão, nível de conforto elevado e acabamento interno caprichado.

O motor 2.0 16V é conhecido e não tem mistérios, além de entregar uma boa performance ao C4 – apesar do sempre indeciso câmbio automático de quatro marchas da PSA e do consumo elevado.

O diferencial do C4 acaba por ser o nível de equipamentos. Airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado automático bizona, som com CD player, Bluetooth e entrada USB, trio elétrico, volante com ajustes de profundidade e altura, rodas de liga-leve, luzes de neblina e controle de cruzeiro fazem parte do pacote.

7 -Toyota Fielder

  • Ano: 2006
  • Versão: 1.8 AT
  • Motor: 1.8 16V a gasolina de 136 cv e 17,5 kgfm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Atenção: ruídos, vazamentos e trepidações na transmissão, barulhos na suspensão, folga no cabeçote do motor e desgaste prematuro das pastilhas de freio

Pronto, trazemos um exemplar da marca queridinha de todos entre os carros até R$ 30 mil. E logo uma station-wagon com a chancela do nome Corolla. A Toyota Fielder carrega a boa reputação do sedã, além do conforto no rodar e da confiabilidade mecânica do motor 1.8 e da transmissão automática de quatro velocidades.

Apesar da idade, merece destaque pelo nível de equipamentos. ABS e EBD nos freios, airbag frontal duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, descansa-braço para o motorista, som com CD player e rodas de liga leve.

8 – Honda Fit

  • Ano: 2006
  • Versão: LXL
  • Motor: 1.4 8V a gasolina de 80 cv e 11,8 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: compressor do ar-condicionado, pedal de embreagem rígido, bobinas que queimam precocemente e pontos de oxidação no capô

Outro carro até R$ 30 mil que goza de ótima reputação. O Fit é aquele automóvel que o pessoal costuma dizer que não dá problema e ainda oferece espaço interno muito bom, apesar das dimensões compactas. Além disso, tem o sistema de flexibilidade dos bancos, o que lhe confere versatilidade.

O desempenho do motor 1.4 é satisfatório, mas o conforto é comprometido pela suspensão dura e pelo isolamento acústico falho. Freios com ABS e EBD, direção elétrica,  ar-condicionado e trio elétrico estão entre os itens de série do monovolume.

9 – Hyundai Tucson

Hyundai Tucson
Foto | Hyundai/Divulgação – SUV foi montado no Brasil por alguns anos
  • Ano: 2010
  • Versão: GLS
  • Motor: 2.0 16V a gasolina de 142 cv e 18,8 kgfm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Atenção: amortecedores, bielas e buchas da suspensão, desgaste prematura de discos e pastilhas dos freios, ruídos na coluna da direção e falhas na transmissão

Tem SUV também entre os carros até R$ 30 mil. Símbolo da transformação da Hyundai no mercado brasileiro, graças à forte campanha publicitária que teve, o Tucson se fez em cima de custo/benefício. Tem motor 2.0 que rende bem na cidade, apesar de não ser econômico, e o conforto da caixa automática

O espaço a bordo é bom, assim como a relação de itens. Airbag frontal duplo, freios com ABS e EBD, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensor de luminosidade, ar-condicionado automático, som com CD player, controle de cruzeiro, direção hidráulica, trio elétrico, encosto traseiro rebatível e controle de cruzeiro estão entre os equipamentos. Sensor de ré e couro eram opcionais.

10 – Nissan March

  • Ano: 2012/13
  • Versão: S
  • Motor: 1.6 16V flex de 111 cv e 15,1 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: barulhos e vibrações no câmbio, dificuldades ao engatar as marchas, consumo excessivo de óleo lubrificante, falhas no alternador e folgas na direção 

Outro carro até R$ 30 mil com fama de mecânica sem mistérios. O March nos primeiros anos foi importado do México com essa opção de motor 1.6, que garante boas acelerações, ainda mais em um carro com menos de 1 tonelada, e que tem reputação de consumo regular.

O compacto da Nissan só peca no acabamento e no isolamento acústico, além da calibragem da suspensão, que não agrada a todos. Mas a lista de equipamentos é bacana, mesmo nesta versão S, com airbag duplo frontal, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, volante com ajuste de altura, desembaçador e limpador do vidro traseiro e computador de bordo.

Autos Segredos no YouTube:

Andamos no Fiat Pulse Abarth 270 2023:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -