InícioMatérias especiaisVeja qual dos SUVs mais vendidos tem maior altura em relação ao...

Veja qual dos SUVs mais vendidos tem maior altura em relação ao solo

- publicidade -
- publicidade -

Chevrolet Tracker é o mais baixo; utilitário da General Motors tem altura livre inferior a de um hatch popular

Por Marcelo Jabulas

A febre do utilitário esportivo teve início nos anos 1990. Apesar desse tipo de veículo existir desde o final da Segunda Guerra, com a versão civil do Jeep, e ter se sofisticado com modelos como Land Rover Series I, Ford Bronco, Jeep Cherokee e Mercedes Classe G, nessa época nem existia a sigla. Depois surgiram os modelos monobloco e a moda explodiu. Hoje, muitos SUVs estão entre os mais vendidos.

Um dos grandes argumentos de venda do SUV está em sua robustez. Em tese, ao contrário de um sedã, hatch, perua ou minivan, o jipinho pode ir com maior facilidade onde os outros não vão. E uma das razões para isso é sua suspensão elevada. Ela permite trafegar por pisos irregulares com maior facilidade.

De fato um Troller T4, assim como um Jeep Wrangler e até mesmo o pequenino Suzuki Sierra conseguem ir aonde poucos automóveis vão. Eles têm vão livre muito elevados e passam com facilidade terrenos acidentados.

Acontece que no segmento de SUVs compactos, nem todos oferecem ela elevação toda. Em 2013, o Inmetro publicou a portaria 522, que alterou a portaria 377 de 2011. O texto define os critérios para um carro ser ou não SUV. Em tese ele precisa cumprir com pelo menos três requisitos como altura mínima mínima, ângulo de ataque mínimo, ângulo de transposição, ou ângulo de saída mínimo.

Seguindo esses “dogmas”, até a finada Kombi pode ser classificada como SUV. Sim, sua altura livre de 20 cm, assim como os ângulos de ataque e saída vão além das determinações do Instituto de Metrologia. Acontece que entre os utilitários compactos mais vendidos, nem sempre essas diretrizes são cumpridas.

Muitos são projetados a partir de carros de passeio, compartilhando base e muitos componentes. Então listamos os cinco modelos mais vendidos entre os pequeninos e resolvemos medi-los.

Jeep Renegade – 56.865 licenciamentos em 2020

Quando o Renegade foi projetado, os executivos de Detroit exigiram que o jipinho tivesse o tradicional Off-road Ability da marca. No Brasil, o SUV é vendido com versão Flex (com tração dianteira) e diesel (4×4).

A versão flex, tem para-choques que reduzem os ângulos de ataque e saída, quase que propositalmente. Apesar de darem conta de trafegar em pisos muito ruins, falta um sistema de tração para condições severas. Algo que não é problema para as versões 4×4.

LEIA TAMBÉM: AVALIAMOS O JEEP RENEGADE MOAB

Suas medidas são:
Vão livre do solo, 21,6 cm; ângulo de ataque, 28°; ângulo de saída, 31° (1.8 Flex)
Vão livre do solo, 21,6 cm; ângulo de ataque, 30°; ângulo de saída, 33° (2.0 Diesel)

Renegade Turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Nissan Kicks – 36.433 licenciamentos

A Nissan aprendeu a construir utilitários esportivos há muito tempo, desde o Pathfinder. O Kicks é um SUV urbano e totalmente inapto para o fora de estrada. Seus 114 cv extraídos do motor 1.6 estão longe de dar o vigor necessário para uma aventura no barro.
Mesmo assim, o jipinho japonês dá conta de trafegar em estradas de terra e encarar facões sem maltratar os para-choques, carter e assoalho. Na buraqueira da cidade ele resolve bem. Mas evite trechos alagados em dias de chuva forte, por favor.

Suas medidas são:
Vão livre do solo, 20 cm; ângulo de ataque, 20°; ângulo de saída, 28°

Nissan Kicks
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Altura livre dos SUVs mais vendidos: Hyundai Creta – 47.757 licenciamentos

Derivado do Elantra, o Creta é mais um SUV citadino que nasceu de um compacto. O jipinho sul-coreano também está longe de ser um off-road. Mesmo que seus motores 1.6 e 2.0 ofereçam mais potência que o coleguinha japonês, falta tração nas quatro rodas e um acerto de suspensão para atividades mais ousadas.

HYUNDAI CRETA 2022 TERÁ TRÊS OPÇÕES DE MOTORIZAÇÃO

Sua altura livre é de 190 mm. Ela fica abaixo dos 20 cm estabelecidos pela portaria do Inmetro. No entanto, atende a tolerância de 10 mm, permitida pelo Inmetro. Ou seja, pense duas vezes em aceitar o convite para ir naquele sitiozinho “filé” depois que o mundo acaba.

Suas medidas são:
Vão livre do solo, 19 cm; ângulo de ataque, 21°; ângulo de saída, 28°

Creta Smart Plus 2021 altura livre suvs mais vendidos
Foto | Hyundai/Divulgação

Altura livre dos SUVs mais vendidos: Volkswagen T-Cross – 60.119 licenciamentos

O líder da lista de SUVs mais vendidos em 2020 tem um dos melhores ângulos de saída entre os queridinhos do consumidor, e empata tecnicamente com o Renegade. Mas sua altura livre está no limite. Dependendo da versão ele nem alcança o mínimo, com 18,8 cm de vão livre.

VW T-CROSS TERÁ LEVES RETOQUES E CHEGARÁ EM AGOSTO

Seu ângulo de ataque é de 20,7°. Ou seja, preste atenção naquele passeio de final de semana para que seu para-choque não dê um beijinho numa pedra ou fique parecendo com o Popeye ao passar num buraco, ou depressão.

Suas medidas são:
Vão livre do solo, 18,8 cm e 19,1 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, 30,2°

T-Cross Highline 2022 altura livre suvs mais vendidos
Foto | Volkswagen/Divulgação

Chevrolet Tracker – 49.372 licenciamentos

Utilitários rebaixados não são muito populares. Mas há quem veja sentido em rebaixar um SUV (que foi projetado para ter suspensão elevada). No entanto, se o amigo gosta de um carro mais “arriado”, mas não abre mão da praticidade de um SUV, o Chevrolet Tracker é o seu carro.

O jipinho da GM tem a menor altura livre do solo entre os cinco SUVs mais vendidos. E certamente é um dos jipinhos mais baixos do mercado. São apenas 15,7 cm de altura. E seu ângulo de ataque de 17° fazem dele um imã de buracos e pedras.

Então pense duas, três vezes antes de sair do asfalto. Pois certamente o amigo irá machucar o para-choque desse SUV pranchadão.

Suas medidas são:
Vão livre do solo, 15,7 cm; ângulo de ataque, 17°; ângulo de saída, 28°

Tracker 2021 altura livre suvs mais vendidos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -