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10 opções de primeiro carro até R$ 50 mil

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Tem bastante opção de automóvel seminovo ou usado para quem quer fugir do transporte público

Por Fernando Miragaya

O Natal está próximo. Vão começar as promoções da Black Friday, Roberto Carlos já prepara seu previsível especial de fim de ano e as promessas de emagrecer e de parar de fumar serão atualizadas. Porém, no meio disso tudo, comprar o primeiro carro ainda está na meta de muita gente para 2022.

Só que o sonho não precisa significar desfalcar totalmente o orçamento. Para quem não quer gastar muito, separamos modelos que podem estrear sua garagem por até R$ 40 mil, de acordo com a média de anúncios publicadas nos principais sites de compra e venda de veículos do país, em setembro de 2022.

Seu primeiro carro por até R$ 50 mil

Volkswagen Gol 2013

Foto | Volkswagen/Divulgação
  • Versão sugerida: Power
  • Motor: 1.6 8V de 104/101 cv
  • Bom: desempenho, mecânica e dinâmica
  • Ruim: acabamento e posição de dirigir 
  • Atenção: estalos na suspensão e na coluna de direção, infiltrações na cabine e estado da correia dentada

O hatch da Volkswagen (na foto, com pacote opcional Trend) é um sucesso mundial e tem o respaldo das mais de 8 milhões de unidades produzidas ao longo de três gerações e várias reestilizações. Robusto, o Gol 1.6 ainda agrada pela força e durabilidade do motor EA 111 de até 104 cv de potência, que tem bastante fôlego em baixos giros e casa que é uma beleza com o câmbio manual de cinco marchas.

A propósito, fuja das versões com a vacilante transmissão automatizada i-Motion. Dê preferência às versões usadas com ar-condicionado e trio elétrico, itens que eram opcionais na configuração Power de 2013. No mais, já vinha com airbag duplo e freios ABS, direção hidráulica, volante com regulagens de altura e de profundidade, limpador e desembaçador do vidro traseiro e faróis de neblina.

Toyota Etios Sedan 2014

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Versão sugerida: XLS 1.5
  • Motor: 1.5 16V de 110/105 cv
  • Bom: espaço interno, mecânica e acerto da suspensão
  • Ruim: acabamento interno
  • Atenção: infiltrações na cabine, porta-malas desalinhado e ruídos no sistema de embreagem

Uma opção de primeiro carro usado com bastante espaço. O Etios Sedan, a despeito de seu desenho controverso e padrão de acabamento sofrível, é um carro com mecânica simples e robusta. Além disso, goza do padrão de qualidade da Toyota, que você já deve estar cansado de ler a respeito, inclusive…

O espaço interno é generoso e ainda tem o porta-malas com 562 litros. O motor 1.5 dá mais do que conta de mover o sedã de menos de 1 tonelada. Na parte de equipamentos, a XLS era a topo de linha com ABS, airbag duplo, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, som com Bluetooth e USB, rodas de liga-leve, alarme, faróis de neblina e volante com ajuste de altura.

Ford Ka 2016

Foto | Ford/Divulgação
  • Versão sugerida: SE Plus
  • Motor: 1.0 12V de 85/80 cv
  • Bom: posição de dirigir e conforto no rodar
  • Ruim: acabamento e acerto da suspensão
  • Atenção: infiltrações no porta-malas, ruídos na transmissão e peças do painel desalinhadas

A Ford bateu asas e acabou com a produção do Ka na Bahia. Uma pena, porque ele é um bom carro e uma dica de primeiro automóvel para quem quer um modelo compacto, gostoso de dirigir e com um dos melhores motores três cilindros do pedaço. O propulsor, além de econômico, tem baixa vibração e boa força em baixos giros.

Indicamos a versão SE Plus por ser a mais completinha da linha do hatch. Além dos obrigatórios ABS e airbag duplo, é equipada com ar, direção assistida, vidros e travas elétricos, Isofix, desembaçador e limpador traseiros, som com USB e Bluetooth e ajuste de altura do volante.

Honda Fit 2011/12

Foto | Honda/Divulgação
  • Versão sugerida: LX manual
  • Motor: 1.4 16V de 101/100 cv
  • Bom: espaço interno, conforto e mecânica
  • Ruim: acerto da suspensão
  • Atenção: pinturas com manchas, falhas no motor de arranque e borrachas desgastadas

Da fase final da penúltima geração vendida no país, o Fit é sempre uma boa pedida de primeiro carro. Com aproveitamento ótimo do espaço e sempre elogiado pelo seus donos por sua mecânica que “não dá problema”, o monovolume é um carro constantemente valorizado, seja seminovo ou usado mais velhinho.

O bom é que o 1.4 16V é bem honesto e, geralmente, o proprietário de um Honda cuida melhor do carro do que dos filhos. A configuração LX com câmbio manual sugerida vem com airbag duplo frontal, mas deve o ABS nos freios. Completam a lista ar, direção elétrica, trio, chave com telecomando das portas, regulagens de altura e de profundidade do volante e alarme.

Chevrolet Onix 2015

Onix 2015 primeiro carro
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Versão sugerida: LTZ
  • Motor: 1.4 8V de 106/98 cv
  • Bom: robustez, desempenho e liquidez
  • Ruim: acabamento e posição de dirigir
  • Atenção: pressão no pedal do acelerador, falhas no motor e funcionamento do ar-condicionado

Em 2015 o Onix já se preparava para dominar o mercado e se tornar o rei absoluto de emplacamentos do país. É justamente deste ano a sugestão da primeira geração do compacto da General Motors. E com motor 1.4, levemente mais esperto e suficiente para andar na cidade, apesar do rodar áspero.

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Também indicamos a opção LTZ, a topo de linha. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura do volante e do banco do motorista, som com USB e Bluetooth, alarme, limpador e desembaçador traseiros além dos obrigatórios airbag duplo e freios com ABS.

Nissan Versa 2013/14

primeiro carro versa
Foto | Nissan/Divulgação
  • Versão sugerida: SL
  • Motor: 1.6 16V de 111 cv
  • Bom: espaço interno, custo de revisões e desempenho
  • Ruim: acabamento interno e conforto dos bancos
  • Atenção: trepidações no câmbio, ruídos na coluna da direção e embreagem patinando

A última safra mexicana do Versa é a sugestão para quem precisa que o primeiro carro seja espaçoso e com desempenho bom para a estrada. Com o 1.6 16V, o sedã entrega boas acelerações e retomadas, sem beber muito. Além disso, o carro tinha um dos planos de revisões mais baratos do segmento, o que indica uma manutenção simples.

A opção SL também é a mais completa da gama.O modelo trazia como equipamentos de série ar-condicionado, direção elétrica, trio, som com Bluetooth e USB, encosto traseiro bipartido, Isofix, alarme, ajustes de altura do volante e do banco do motorista, faróis de neblina, rodas de liga leve, além de airbag duplo e freios com ABS.

Hyundai HB20 2013

primeiro carro hb20
Foto | Hyundai/Divulgação
  • Versão sugerida: Comfort Style
  • Motor: 1.0 12V de 80/75 cv
  • Bom: conforto, desempenho e acabamento
  • Ruim: acerto da suspensão
  • Atenção: motor de arranque, trincas e infiltrações nos faróis e falhas nos sistemas elétricos

O motor três cilindros surpreendente do HB20 já ajuda o carro a ser uma primeira opção para a garagem de qualquer um. O modelo até engana muita gente no desempenho na cidade, já que desenvolve bem nas arrancadas e saídas de semáforo. Além disso, gira suave e também tem fama de mecânica fácil.

No primeiro ano de produção, o hatch compacto tinha na Comfort Style uma das versões mais recheadas. Esta recebe airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, direção elétrica, trio, som com USB e Bluetooth, volante com regulagens de altura e de profundidade, Isofix, rodas de liga-leve e faróis de neblina.

Fiat Palio 2014

Foto | Divulgação
  • Versão sugerida: Sporting
  • Motor: 1.6 16V de 117/115 cv
  • Bom: desempenho e posição de dirigir
  • Ruim: consumo e acerto do câmbio
  • Atenção: dificuldade em engatar marchas, portas desalinhadas e vazamentos de óleo e no radiador

Um primeiro carro com jeito de “esportivinho”. Tudo bem que o Palio Sporting não tem nenhum acerto mais especial, porém carrega apliques bastante arrojados e o motor 1.6 16V que, apesar de beberrão e com excesso de vibração, transforma o hatch em um carrinho bem esperto.

Além dos detalhes visuais diferenciados, em especial saias, spoiler e rodas de liga-leve, o Palio Sporting também tem uma relação de itens atraente. Airbags frontais, freios com ABS e EBD, ar, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos eram equipamentos básicos. Porém, é fácil achar exemplares com teto-solar, retrovisor eletrocrômico, airbags laterais, retrovisores elétricos e som, que eram opcionais.

Renault Sandero 2018

primeiro carro sandero
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Versão sugerida: Expression
  • Motor: 1.0 12V de 82/79 cv
  • Bom: espaço interno, custo de manutenção e acerto da suspensão
  • Ruim: posição de dirigir e acabamento
  • Atenção: pedal de embreagem duro, trepidação no câmbio e motor de arranque

Opção de primeiro carro mais novo e não tão rodado, o Sandero tem o grande apelo do espaço interno mais interessante que o da maioria dos rivais. Além disso, o hatch tem fama de manutenção barata, inclusive na concessionária. O motor 1.0 SCe não é lá essas coisas em retomadas, mas se apresenta com um dos melhores consumos do pedaço.

Para se enquadrar na nossa régua de R$ 40 mil, é claro que não dá para querer muito da versão Expression. Ela oferece ar, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, limpador e lavador traseiros, banco do motorista e volante com ajustes de alturas, além de airbag duplo e ABS nos freios. Destaque mesmo é o capô sustentado por amortecedores a gás.

Volkswagen Fox 2014

primeiro carro fox
Foto | Volkswagen/Divulgação
  • Versão sugerida: Highline
  • Motor: 1.6 12V de 104/101 cv
  • Bom: posição de dirigir, mecânica e desempenho
  • Ruim: acerto da suspensão 
  • Atenção: infiltrações nos faróis e lanternas, barulhos no rolamento traseiro e trepidações no volante

O Fox durou quase 20 anos no mercado basicamente o mesmo graças ao custo/benefício. Aqui, a versão topo da linha 2014 Highline traz o motor 1.6 de até 104 cv “pau para toda a obra”, com suas boas arrancadas e torque disponível em rotações baixas e médias. Além disso, o conjunto é fácil de mexer e tem peças de sobra no mercado.

Como dito, o Fox se manteve graças ao bom recheio embarcado. Nesta opção é dotado de sensor de ré, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, faróis e lanternas de neblina, destravamento das portas na chave, airbags frontais e ABS. Retrovisor eletrocrômico, couro, sensores de luminosidade e chuva, som e até teto solar eram disponíveis como opcionais.

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