Pós-venda – Veja os custos de revisão de dez sedãs compactos do mercado
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Fiat Cronos e VW Virtus são as novidades. Confira qual sedã de manutenção mais barata
A chegada de Volkswagen Virtus e Fiat Cronos movimenta o mercado de sedãs compactos nesse começo de 2018. Pegando carona nas novidades, nossa reportagem levantou o custo de manutenção dos principais concorrentes da dupla: Chevrolet Prisma e Cobalt, Ford Ka+, Hyundai HB20S, Renault Logan, Honda City, Nissan Versa e Toyota Etios Sedan. As versões 1.0 aspiradas não fizeram parte da pesquisa. Ao todo são dez modelos e doze versões, já que Cronos e Virtus entraram com duas versões cada.
Obrigatórias
Com exceção do Hyundai HB20S que tem garantia de cinco anos, os demais contam com três anos. Por isso, nosso levantamento levou em consideração somente os três primeiros anos de uso. Durante o período contratual, as visitas às concessionárias são obrigatórias para a manutenção da garantia.
Site
Apenas a Honda não expõe em seu site os custos de revisões do City já que os valores são sugeridos e a marca não trabalha com revisões a preço fixo. Para os demais sedãs, os sites oficiais dos fabricantes mostram os valores das revisões e prazos para que sejam realizadas.
Toyota Etios Sedan 1.5
Equipado somente com motorização 1.5, o Toyota Etios Sedan é o modelo com manutenção mais baixa no levantamento. Não importa se o câmbio é manual ou automático, o custo total nos primeiros três primeiros anos de uso é de R$ 1.129,44.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 232,44
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 480
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses R$ 417
Custo final R$ 1.129,44
Honda City 1.5
O Honda City é o segundo sedã compacto mais barato de se manter entre os dez concorrentes citados nessa matéria. Durante os três primeiros anos de uso, o proprietário irá gastar R$ 1.181,59, não importando se é transmissão manual ou automático do tipo CVT.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 273,72
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 410,01
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses R$ 497,86
Custo final R$ 1.181,59
Fiat Cronos 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ
O recém-lançado Fiat Cronos é vendido com motores 1.3 e 1.8. Equipado com motor Firefly o sedã tem a terceira manutenção mais barata. O custo final é de R$ 1.196 para as versões manual e automatizada. Já equipado com o motor 1.8 E.torq o sedã italiano fica apenas na décima primeira colocação.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses Cronos 1.3 – R$ 264 Cronos 1.8 – R$ 308
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses Cronos 1.3 – R$ 500 Cronos 1.8 – R$ 544
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses anos Cronos 1.3 – R$ 432 Cronos 1.8 – R$ 472
Custo final R$ 1.196 (Cronos 1.3) R$ 1.324 (Cronos 1.8)
Renault Logan 1.6 SCe
O Renault Logan tem motores 1.0 e 1.6 SCe. Mas o propulsor 1.0 SCe não entrou na pesquisa. Equipado com motor 1.6, o Logan tem opções de câmbio manual e automatizado. O custo da revisão não muda em função do câmbio. Com o custo total de R$ 1.215, o sedã francês ficou com o quarto lugar entre os de manutenção mais baixa.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 411,90
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 391,20
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses anos R$ 411,90
Custo final R$ 1.215
Volkswagen Virtus 1.0 TSI e 1.6 MSI
As versões Comfortline e Highline do Volkswagen Virtus equipadas com o motor 1.0 TSI tem quinta manutenção mais em conta. O custo final durante os três primeiros anos de uso é R$ 1.215,80. Com custo final de R$ 1.276,05 durante o período contratual, a versão 1.6 MSI fica com a oitava colocação.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses Virtus 1.6 R$ 263,35 Virtus 1.0 TSI R$ 243,00
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses Virtus 1.6 R$ 539,35 Virtus 1.0 TSI R$ 519,40
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses anos Virtus 1.6 R$ 473,35 Virtus 1.0 TSI R$ 453,40
O Nissan Versa 1.6 é o sexto modelo com manutenção mais em conta. O sedã japonês pode ser equipado com transmissão manual ou automática do tipo CVT. O custo final nos três primeiros anos de uso é de R$ 1.237.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 247
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 583
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses R$ 407
Custo final R$ 1.237
Ford Ka+ 1.5
O Ford Ka+ é o sétimo sedã com revisão mais em conta. As versões equipadas com motor 1.5 tem custo de R$ 1.248. As revisões obrigatórias devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros rodados ou doze meses de uso, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 308
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 484
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses R$ 456
Custo final R$ 1.248
Chevrolet Cobalt 1.8
Por apenas R$ 4, o Chevrolet Cobalt ficou à frente do irmão Prisma e é o nono modelo com com revisões mais baixas. Equipado com motor 1.8, o sedã da marca americana tem custo final durante os três anos de uso R$ 1.284.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 220
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 456
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses R$ 608
Custo final R$ 1.284
Chevrolet Prisma 1.4
Sedã compacto mais vendido do mercado, o Chevrolet Prisma é apenas o décimo sedã com manutenção mais em conta. As visitas as concessionárias devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros rodados ou doze meses de uso. O custo final durante os três primeiros anos é de R$ 1.288.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 220
Segunda revisão 20 mil/km ou 24 meses R$ 456
Terceira revisão 30 mil/km ou 36 meses R$ 612
Custo final R$ 1.288
Hyundai HB20S 1.6
Entre todos os seus concorrentes diretos, o Hyundai HB20S é o modelo compacto de manutenção mais cara no mercado. O sedã compacto coreano tem custo final de R$ 1.332,80 para as idas obrigatórias a oficina.
Revisões
Primeira revisão 10 mil/km ou doze meses R$ 234,60
Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.