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| em 4 anos ago

Por defeito, Honda recomenda que proprietário de Civic ande sempre com o tanque cheio

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Honda Civic EX 2019 comprado zero quilômetro traz desgosto ao proprietário que é orientado a sempre andar com tanque cheio se for parar em local inclinado

Ao comprar um Honda Civic EX 2019 zero quilômetro, o engenheiro Rafael Correa esperava ter tranquilidade. Porém, após um ano de uso e apenas 8.500 quilômetros rodados, o sedã está apresentando um defeito crônico que a marca alega ser característica do produto.

Se o Civic ficar estacionado por 2 horas ou mais em ruas com inclinações não muito acentuadas, entre 10% e 20%, o carro não dá a partida. O sedã da Honda só volta a funcionar caso não seja colocado num lugar plano. A situação ocorre toda a vez em que ele está com menos de meio tanque abastecido.

“Não precisa estar na reserva, não se consegue dar a partida, sendo necessário remover o veículo para um local plano, onde o veículo inicia o funcionamento normalmente”, pontua o engenheiro.

“Seu funcionamento é normal, na maior parte do tempo, porém em determinadas condições, ele apresenta um defeito que pode te deixar sem muitas opções de saída”, diz Correa. Ele relata que o problema já ocorreu com ele três vezes e em todas as situações foi só colocar o carro no plano que ele funciona sem nenhuma intervenção.

Cansado do problema, o engenheiro levou seu carro numa autorizada da Honda em Belo Horizonte. Ele relatou o defeito no momento da primeira revisão no dia 1° de junho.

Defeito aparece em testes

O engenheiro relata que depois de alguns testes a revenda não conseguiu reproduzir o defeito. Por telefone, ele explicou novamente as condições em que ocorre a falha. No dia 3 de junho, a concessionária entrou em contato com ele e que haviam constatado o defeito ao simular uma inclinação de 17% e com 1/4 de combustível no tanque. Correa salienta que o valor é bem abaixo dos 25% permitido para vias urbanas na capital mineira e na maior parte do país. Como exemplo, o tobogã da Avenida do Contorno, tradicional via da capital mineira tem entre 18% e 26% de inclinação.

Rafael Correa diz que a concessionária relatou que eles não conseguiram identificar o defeito, pois nunca tinham visto um caso semelhante.  De acordo com Rafael, a concessionária entrou em contato com a assistência técnica da Honda e o orientaram a abrir uma reclamação no canal de atendimento da Honda.

Em resposta ao engenheiro, a assistência técnica da Honda o informou que o ocorrido com seu carro é uma “característica” do produto, não se tratando de um defeito e que eu deveria conviver com esta situação.

“Tanto pela resposta do canal de reclamação com o cliente quanto na concessionaria, fizeram a recomendação de andar com o veículo apenas com mais de meio tanque ou então não estacionar em ruas não planas, o que me parece um absurdo completo” enfatiza Correa.

A ordem de serviço da concessionária também veio com a mesma orientação.

Não satisfeito com a resposta ao seu problema, o engenheiro abriu nova reclamação na Central de Atendimento Honda para tentar dar uma solução para o seu problema.

No dia 19 deste mês, a revenda por orientação da Honda pediu que fosse feito uma nova simulação em veículo zero com mais combustível no tanque e o carro também não funcionou na primeira tentativa. Na sequência, depois de algumas tentativas, o carro ligou.

Problema em outra unidades

Segundo Rafael, no mesmo dia ele recebeu uma ligação da Honda e eles confirmaram que o problema ocorreu em outros carros. Mas que isso é uma característica do produto e que a Honda não poderia fazer nada e que ele não pode estacionar o carro inclinado.

“Entendo que veículos podem apresentar problemas. Porém, negar que isso seja um defeito e pedir para conviver com esta ‘característica’ do veículo é algo que não faz o menor sentido”, diz Correa.

Para o engenheiro caso isso seja normal a Honda deveria informar aos clientes tal característica já no momento da compra do veículo, pois assim ele teria a opção de escolher e certamente não escolheria o Civic.

Resposta da Honda

“A Honda lamenta a tratativa dispensada ao caso até o momento e informa que a situação descrita pelo cliente não corresponde ao funcionamento padrão esperado para o veículo. Reforçamos ainda que a central de atendimento da empresa não possui histórico de ocorrências iguais a esta descrita pelo cliente, nem no Civic, nem em outro veículo da marca. A área de serviços pós-venda irá entrar em contato com o consumidor para analisar o caso e prestar o devido suporte.”

(*) Matéria atualizada às 12h18 para inclusão da resposta oficial da Honda.

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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.