Apesar do Partner Rapid ser fabricado em Betim, ele não tem “DNA do leão”
A produção nacional da Peugeot será finalizada na fábrica de Porto Real (RJ) até o dia 15 de novembro. Serão produzidas de 500 a 600 unidades do 2008 para serem vendidas até março. Depois, será feito o lançamento da nova geração 2008 fabricada na Argentina, ao lado do 208.
A fábrica da Stellantis no estado do Rio de Janeiro produzirá nos próximos anos somente modelos Citroën. Lá, hoje são feitos os C4 Cactus, C3 e nos próximos dias o C3 Aircross e para 2024 será a chegada do SUV Coupé (C3 X ou FastLounge).
A produção nacional da Peugeot começou em março de 1999 com o 206 que seguiu até a chegada do 207 que na prática era o mesmo 206, com a frente no estilo do 207 europeu. Já a primeira geração do 208 começou a ser produzida no Brasil em janeiro de 2013 e teve sua produção encerrada em março de 2020.
No entanto, a fábrica de Porto Real (RJ) continuou produzindo o SUV 2008 que foi lançado em 2015 e que terá sua produção encerrada até meados do penúltimo mês de 2023.
O modelo chegou ao mercado com os motores 1.6 EC5 com câmbio manual e o automático de quatro marchas. Já o motor 1.6 THP estava disponível somente com câmbio manual.
Em 2018 com leve retoque visual, o 2008 recebeu câmbio automático de seis marchas para os motores 1.6 EC5 e 1.6 THP, mas que chegaram tarde e pouco efeito tiveram nas vendas do modelo.
Apesar de produzir desde 2022 o Peugeot Partner Rapid na fábrica de Betim (MG), o furgão não é um francês de nascença, já que ele é apenas um Fiat Fiorino com logo da Peugeot.
Em março de 2024, a Peugeot celebraria os 25 anos de produção brasileira em Porto Real (RJ).
2008 em números
Confira como foram os números de vendas do Peugeot 2008:
MODELO | ANO | PRODUÇÃO |
2008 | 2015 | 6.272 |
2008 | 2016 | 10.692 |
2008 | 2017 | 10.571 |
2008 | 2018 | 9.745 |
2008 | 2019 | 8.693 |
2008 | 2020 | 4.602 |
2008 | 2021 | 7.747 |
2008 | 2022 | 5.176 |
2008 | 2023 (até outubro) | 1.505 |
TOTAL | 65.003 |
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nossa avaliação do Peugeot 208 Style Turbo 200: