Listamos três opções de sedãs com motor 1.0 Turbo. HB20S, Onix Plus e Virtus são equipados com câmbio automático de seis velocidades. Veja qual é a melhor opção nas versões de entrada
Virtus Onix HB20S
Foto | Montagem sobre foto de divulgação

Em busca da melhor eficiência energética e também de olho na isenção de impostos, os fabricantes nacionais estão investindo em motores 1.0 Turbo. O HB20S foi o primeiro, mas suas vendas nunca empolgaram. No começo de 2018, foi a vez da Volkswagen lançar o Virtus 1.0 Turbo que logo caiu no gosto dos consumidores. O último a chegar foi o Onix Plus, que é o único dos três que pode contar com transmissões manual e automática. Em correção de rota, a Hyundai lançou neste mês o HB20S de visual renovado e novo motor 1.0 Turbo ligado somente ao câmbio automático, assim com o Virtus. O Autos Segredos comparou as versões de acesso dos três modelos, confira qual delas é a melhor amiga do seu bolso.

Preços e versões

Chamado apenas de Onix Plus Turbo, a versão de entrada do sedã da Chevrolet é ofertada por R$ 58.790. Com motor turbo, o Hyundai HB20S é ofertado em três versões, a de entrada Evolution é oferecida por R$ 71.790. Vendido na versão Comfortline, o Volkswagen Virtus é o mais caro dos três, o preço sugerido é de R$ 78.590. Nesse quesito, a Chevrolet ganha de lavada de seus concorrentes, em relação ao HB20S a diferença é de R$ 13 mil, já em comparação ao Volkswagen Virtus, o Onix Plus é R$ 19.800 mais barato.

Onix Plus Turbo
Foto | Chevrolet/Reprodução

Conforto

Em relação aos itens de conforto, os três contam com ar-condicionado; direção elétrica; vidros elétricos nas quatro portas; travas elétricas; volantes multifuncionais; entre outros itens.

HB20S 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

O Onix Plus fica devendo ajustes de altura do banco do motorista e também ajuste de altura e profundidade da coluna de direção. O Virtus oferece banco do motorista com regulagem de altura e coluna de direção com ajustes de altura e profundidade. O Hyundai HB20S também oferece banco do motorista com regulagem altura e coluna de direção ajustável em altura e profundidade.

Retrovisores externos com ajustes elétricos são de série no HB20S e no Virtus.

Virtus Comfortline
Foto | Volkswagen/Reprodução

O HB20S oferece como equipamento extra, o ar-condicionado digital, que lhe garante a vitória no quesito conforto. 

Espaço interno

O HB20S continua com medidas menores que os concorrentes, o coreano tem apenas 2,53 metros de entre-eixos; 4,26 m de comprimento; 1,72 m de largura e 1,47 m de altura. O Onix Plus Turbo fica em segundo com 2,60 metros de entre-eixos; 4,47 m de comprimento; 1,73 m de largura e 1,47 m de altura. Com medidas próximas de carro médio, o vencedor é o Virtus com 2,65 metros de entre-eixos; 4,48 m de comprimento; 1,75 m de largura e 1,47 m de altura.

Onix Sedan 2020
Foto | Chevrolet/Divulgação – Imagem do modelo chinês, meramente ilustrativa

Porta-malas

O Onix Plus perdeu espaço no porta-malas em relação ao Prisma e, agora oferece 469 litros de capacidade. Já o HB20S fica em segundo oferecendo 475 litros de espaço para bagagens. O Virtus vence ao oferecer porta-malas com capacidade para 521 litros.

HB20S
Foto | Hyundai/Divulgação

Acabamento

Os três contam com materiais de acabamento similares e com boa qualidade de construção. Mas o Virtus tem linhas mais simples e aspecto mais espartano. O HB20S teve o interior todo reformulado ganhando multimídia com tela flutuante. O acabamento interno tem a cor predominante em Cinza Glacial. Com exceção do quadro de instrumentos, que mescla mostradores digitais e analógicos, o desenho final não é tão interessante. Já o Onix Plus na versão de entrada tem painel e forrações de porta mesclando as cores cinza e preto. O desenho é o mais modernos dos três o que lhe garante a vitória nessa categoria.  

Virtus Comfortline
Foto | Volkswagen/Reprodução

Visual externo

Como gosto não se discute, o Autos Segredos não entrará no mérito de qual dos três têm linhas mais atraentes. Vamos apenas relatar o que a cada um oferece. Dos três, o Onix Plus é o que tem o visual mais básico, maçanetas e retrovisores não são pintados na cor da carroceria e as rodas são de aço com calotas.

HB20S e Virtus empatam no quesito aparência, pois ambos ofertam rodas de liga leve de 15″ e maçanetas e retrovisores nas cores da carroceria.

Onix Plus LTZ
Foto | Chevrolet/Divulgação (Imagem meramente ilustrativa)

Sistema de áudio/Multimídia

Na versão de entrada, o Onix Plus oferta somente o Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento). Já o Virtus oferta central multimídia com Apple Car Play e Android Auto com tela de 6,5 polegadas. O HB20S leva a melhor por oferecer central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, conectividade com smartphone Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, conexões USB e auxiliar.

HB20S 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

Segurança

A Hyundai perdeu a chance de atacar em segurança e não foi muito além do básico. Na versão Evolution, HB20S oferta como equipamentos extras controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema ISOFIX. O Virtus oferece airbags laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema ISOFIX. Aqui, o Onix Plus leva a melhor por ser mais recheado. Como equipamentos extras, o compacto oferta, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e sistema ISOFIX.

Virtus Comfortline
Foto | Volkswagen/Reprodução

Latin NCAP

Nos testes de impacto do Latin NCAP, Virtus e Onix Plus ficam empatados por terem conquistado cinco estrelas na proteção aos passageiros adultos e infantis. Já o HB20S ainda não foi avaliado pelo instituto.

Motores

O motor do Onix Plus é o que tem menor potência e torque dos três sedãs. O propulsor da Chevrolet rende potência de 116 cv a 5.500 rpm não importando se há etanol ou gasolina no tanque. Já o torque é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm quando abastecido com gasolina sempre a 2.000 rpm.

Já o HB20S teve seu motor 1.0 Turbo renovado e agora conta com injeção direta de combustível. O propulsor tem potência e torques comuns na gasolina e no etanol, assim a potência é de 120 cv a 6.000 rpm e torque é de 17,5 kgfm a 1.500 rpm.

No quesito desempenho, o Volkswagen Virtus ainda é referência. Com etanol o motor 1.0 Turbo rende 128 cv de potência a 5.500 rpm e com gasolina a potência é de 116 cv também a 5.500 rpm. Já o torque é de 20,4 kgfm disponível entre 2.000 e 3.500 rpm para os dois combustíveis.

Consumo

O Virtus quando abastecido com etanol faz média 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l em ciclo rodoviário. Já com gasolina, a média é de 11,2 km/l em trajeto urbano e 14,6 km/l circulando em rodovias. De acordo com dados aferidos pelo Inmetro.

Já o Onix Plus em dados aferidos pelo Inmetro, faz média de 8,6 km/l rodando na cidade e 10,9 km/l trafegando por rodovias. Já com gasolina, o sedã faz 12 km/l em ciclo urbano e 15,7 km/l rodando em estrada.

Saiba mais:
Confira comparativo entre
Argo Trekking e Stepway.

Em dados aferidos pelo Inmetro, o HB20S faz média 8,8 km/l na cidade e 11 km/l em trajeto rodoviário com etanol no tanque. Com gasolina, a média na cidade é de 12,7 km/l e 15,6 km/l rodando na estrada.

No quesito consumo, o sedã coreano ganha dos rivais por ter melhor eficiência energética.

Conclusão

Dos noves quesitos elencados nesse comparativo, ocorreu um empate e cada um dos sedãs venceu em três quesitos. Porém, o fator preço deve ser levado em consideração, principalmente para o consumidor que financiará o sonhado carro. Assim, o Onix Plus é a melhor opção no segmento de entrada dos sedãs equipados com motor turbo e câmbio automático. 

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.