VW confirma fim de produção do up! – modelo sai de cena depois de sete anos sendo fabricado na unidade da marca em Taubaté (SP)
A Volkswagen confirmou o fim de produção do up! no Brasil. Em nota ao Autos Segredos, a empresa diz que ‘essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da marca, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País’.
“O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, afirma a Volkswagen do Brasil.
Lançado em 2014, o VW up! chegou ao mercado brasileiro para abrir caminho entre os subcompactos. Porém, por ser um projeto caro, o hatch nunca deslanchou no país devido aos seus altos preços. Concorrentes mais baratos como Fiat Mobi e o Renault Kwid acabaram levando a melhor.
O up! brasileiro era ligeiramente diferente do europeu, principalmente na parte traseira, modificada para levar cinco ocupantes e oferecer porta-malas maior.
A Volkswagen até tentou fazer com o que o up! caísse no gosto do consumidor, lançado diversas versões para tentar seduzir o cliente. De esportivo a aventureiro, motor turbo e transmissão automatizadas foram tentativas em vão.
Em 2017, o subcompacto passou por sua primeira mudança visual e a transmissão automatizada deixou de ser oferecida. Com a chegada do Polo, o número de versões foi encolhendo. Na linha 2020, as opções foram reduzidas para o 1.0 MPI, 170 TSI Connect e 170 TSI Xtreme.
Com a nova legislação que entrou em vigor em 1° de janeiro de 2020 – que exige que todos os modelos vendidos no Brasil tenham sistema ISOFIX, cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes – o up! passou o ano de 2020 com unidades 2019/2020 sendo comercializadas. A marca fez estoque para suprir a demanda de mercado do subcompacto.
A vida do modelo poderia ter se encerrado por aí, mas a Volkswagen apresentou no fim de 2020, o VW up! 2021, que em versão única, Xtreme, passou a ser homologado para apenas quatro ocupantes para atender a legislação. Mostra-se agora que a ação foi uma jogada completamente sem sentido, já que três meses depois o up! deixa de ser produzido. O que nos leva a pensar que foi só mesmo para queimar o resto de carrocerias que estavam no estoque da fábrica.
Em 2020, o VW up! registrou 6.924 unidades vendidas e no acumulado de 2021 foram 1.839 emplacamentos.
Confira abaixo como foi o histórico de vendas nos anos anteriores:
2014 – 58.894
2015 – 53.542
2016 – 38.354
2017 – 34.161
2018 – 20.563
2019 – 13.460