Fábrica mineira da Mercedes-Benz foi inaugurada, em 1999, para produção do Classe A e, em 2012, começou a produzir caminhões e a fabricar cabines

A Mercedes-Benz encerrou a produção da antiga geração Actros na fábrica de Juiz de Fora (MG). A unidade mineira será a responsável pela produção de cabines da gama de caminhões da marca.

Em agosto de 2019, o Autos Segredos antecipou a mudança de atuação da fábrica mineira. Ainda não há definição se futuramente, a unidade voltará a produzir novamente e o mais provável é que a linha de produção seja desativada.

A fábrica da Mercedes-Benz de Juiz de Fora (MG), será a responsável pela estampagem, soldagem e pintura de todas as cabines do Accelo, Atego, Axor e também da nova geração do Actros. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) receberá as cabines prontas e pintadas para que elas tenham sua montagem finalizada com o restante das peças.

Produzia caminhões desde de 2012

Desde 2012, a unidade mineira montava os caminhões Accelo e Actros. Mas há alguns anos o Accelo voltou a ser montado em São Bernardo do Campo (SP). Mesmo com a chegada da nova geração do Actros, a antiga geração continuava a ser produzida em Juiz de Fora (SP). Entretanto, era questão de tempo o fim de produção do modelo.

Histórico de controversas

A fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora (MG) foi inaugurada, em 1999, para produção da primeira geração do Classe A. Entretanto, o modelo não teve boa aceitação no mercado brasileiro e saiu de linha em 2005 registrando 63 mil exemplares vendidos no mercado nacional.

Como paliativo, a fábrica da mineira começou a montar em regime de CKD o Classe C. Já em janeiro de 2008, a Mercedes-Benz começou a produzir o Mercedes-Benz CLC que ficou em linha até dezembro de 2010. O modelo chegou a ser comercializado no Brasil, em 2009.

Mercedes-Benz responde

 Em contato com nossa reportagem, a Mercedes-Benz confirma que produziu o último Actros na planta mineira de Juiz de Fora (MG). “Como é sabido desde 2014, já anunciado por nossa empresa, a fábrica de JDF irá concentrar toda a produção de cabinas para as linhas de caminhões Accelo, Atego, Axor e Actros. O Novo Actros, por sua vez, é produzido já desde o ano passado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)”, diz a nota.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.