InícioMarcasChevroletUm Fiat Multipla com alma de Corvette Z06 e 1.000 cv: conheça...

Um Fiat Multipla com alma de Corvette Z06 e 1.000 cv: conheça o 1000tipla

- publicidade -
- publicidade -

De patinho a feio a um esportivo de 1.000 cv, Fiat Multipla renasce com motor de Chevrolet Corvette Z06, eis o 1000tipla

Por Dalmo Hernandes
Especial para o Autos Segredos

Prático, espaçoso, confortável, compacto e com espaço para seis pessoas mais bagagem. Se o Fiat Multipla tivesse sido lançado na década de 1990 apenas com suas qualidades, não é tão exagerado apostar que ele seria lembrado como um excelente carro de família.

VEJA TAMBÉM:

Só tinha um problema: o coitado era feio. Inovador, claro, mas a inovação também pode agradar aos olhos. Só que, aos olhos do grande público (veja que fui bem claro, e não me refiro aos entusiastas que enxergam beleza na boa engenharia, função sobre forma) o Multipla era simplesmente intragável de olhar, por fora e por dentro. Na frente, estranhos faróis divididos em três níveis e uma área envidraçada tão grande que chegava a ser desproporcional. No painel, todos os elementos e comandos desorganizados e desalinhados propositalmente. Era triste. 

Mas o Multipla era um bom carro, se colocado na balança. Compacto, confortável, espaçoso, prático. Foi fabricado por mais de uma década, de 1998 a 2010, com direito a uma reestilização bem abrangente em 2004 para deixá-lo mais normal e ajudar nas vendas. Deu certo: com a cara do Fiat Idea, o Multipla vendeu mais e provou que tinha substância. No fim, o carro fez mais sucesso na Itália, mesmo. Excelente carro de família, sim, mas ninguém lembra disso. Seu legado é a esquisitice.

Foto | Vilebrequin/Instagram/Youtube/Reprodução – Mudanças incluíram alargadores de para-lamas

Acontece que, pelas mãos de dois jovens franceses extremamente criativos (e uma surpreendente campanha de financiamento coletivo), o Multipla finalmente obteve o reconhecimento que merece e se transformou em um monstro das pistas. Essa juventude que gosta de apreciar as coisas “ironicamente” também acerta, viu?

O projeto foi batizado de “1000tipla”. É por isso mesmo que você desconfia: a ideia era dar ao exótico italiano uma usina de pelo menos 1.000 cv.

As mentes por trás do 1000tipla são os youtubers Sylvain e Pierre, do canal Vilebrequin, e o projeto começou a tomar forma em 2020. Tem toda a cara de mais um daqueles projetos mirabolantes que todos tivemos durante o isolamento, mas esse foi um dos que deram certo: quando abriram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a bancar os custos do projeto, os dois colocaram o objetivo (até que modesto) de arrecadar 50.000 euros (cerca de R$ 266.000 em conversão direta, outubro de 2022). No fim, as doações ultrapassaram 1 milhão de euros (mais de R$ 5,3 milhões!).

Todo o projeto foi muito transparente quanto aos custos e à forma como o dinheiro dos apoiadores foi usado. De acordo com o Vilebrequin, 32% dos custos foram para o carro em si (peças e mão de obra), 40% foram usados com outras despesas (pesquisa & desenvolvimento e publicidade, por exemplo), 8% ficaram com o site de financiamento coletivo e os 20% restantes foram pagos em impostos. 

Mas o 1000tipla aparentemente acabou justificando a quantia investida pelos apoiadores. Para começar – e já entregando a maior “pegadinha” do projeto –, o carro conservou os painéis de carroceria de um Multipla 1.9, com um modesto motor a diesel de 120 cv, mas por baixo está o powertrain de um Chevrolet Corvette C7 Z06, algo certamente possibilitado pelo orçamento inesperadamente generoso. Só o fato de ser um esportivo quintessencialmente americano, com um gigantesco V8 6.2 supercharged de 660 cv e 66,3 kgfm de torque, já merece créditos. E mesmo se fosse colocado no Multipla intocado, original de tudo, já faria um belo estrago.

Mas a beleza dos sobrealimentados é justamente a capacidade de conseguir ganhos absurdos de potência de forma relativamente simples. Assim, embora a receita exata ainda não tenha sido divulgada pelos responsáveis, dá para apostar que a mesma envolve mais pressão no supercharger (ou mesmo a troca do Eaton de 1,7 litro original por algo mais extremo), melhorias no fluxo de ar, reajuste na ECU e todos os reforços necessários. O câmbio automático de oito marchas da foi mantido porque, sinceramente: dentro de uma cadeira elétrica como o 1000tipla, talvez seja melhor não ter que se preocupar com a embreagem e ganhar algumas frações de segundo nos tempos de volta.

O novo conjunto mecânico veio acompanhado da suspensão do Corvette (braços sobrepostos nas quatro rodas, com molas helicoidais na frente e mola semi-elíptica na traseira). Naturalmente, isto exigiu adaptações bastante radicais na estrutura do carro, que acabou conservando apenas a carroceria do Multipla. E mesmo esta ficou bem mais larga e agressiva graças a um body kit da Rocket Bunny feito sob medida. 

O carro, segundo o canal, está 95% pronto, faltando alguns testes e ajustes. Mas ele está exposto no Salão de Paris neste exato momento, exibindo uma pintura tricolor diferente do esquema azul e amarelo da Michelin, que foi uma das patrocinadoras do carro. Agora só falta vê-lo acelerando, o que deve acontecer em breve.

Agora, se você quer ver um Multipla de corrida em ação, o vídeo abaixo vai ao menos te divertir: uma arrancada entre um exemplar supostamente original e um Skyline GT-R R34 com motor RB20 (um seis-em-linha de dois litros!) biturbo de 670 cv. É claro que o Multipla perde a corrida, mas ganha pontos pela bravura:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -