[Primeira volta] Confira como anda VW Polo GTS com motor 1.4 Turbo

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Polo GTS e Virtus GTS chegarão ao mercado, em 2020, equipados com motor 1.4 Turbo de 150 cv e câmbio automático. Confira as primeiras impressões do jornalista Carlos Cereijo

Por Carlos Cereijo/Tó na Pista
Especial para o Autos Segredos


A Volkswagen vai lançar o Polo GTS no começo de 2020, mas a gente já testou o protótipo do novo esportivo 1.4 TSI. A fábrica diz que o hatch está em “fase final de desenvolvimento” e, por isso, não divulga ainda informações importantes como 0 a 100 km/h, consumo, preço, peso, medidas da carroceria… O que já dá para confirmar é que o Polo GTS (e o Virtus GTS) tem motor 1.4 TSI que deve render 150 cv abastecido com etanol, câmbio automático de 6 marchas, mudanças de design e lista de equipamentos de série recheada.

Polo GTS 2021
Foto | Volkswagen/Divulgação

De série

Todos os equipamentos que você vê no Polo GTS serão de série, segundo a Volkswagen. Cluster com tela TFT, multimídia, acabamentos vermelhos na carroceria e interior, para-choques especiais, ponteira de escape dupla, bancos inteiriços exclusivos, sistema de modos de condução, rodas de 17 polegadas. Tudo. Portanto, mesmo sem a VW confirmar, já dá para imaginar um preço bem salgado, podendo passar fácil dos R$ 90 mil.

Polo GTS 2021
Foto | Volkswagen/Divulgação

Ao acelerar o Polo GTS é que se percebe onde a Volkswagen investiu tempo e desenvolvimento. Os reforços nas suspensões traseira e dianteira deixam o hatch mais ágil para contornar curvas. Além da direção recalibrada e bem responsiva. Os controles de tração e estabilidade, também recalibrados, ajudam na condução esportiva. Não invadem para atrapalhar a emoção.

Polo GTS e Virtus GTS
Foto | Volkswagen/Divulgação

Curvas divertidas

A potência de só 150 cv não impressiona, mas o torque em baixas rotações deixa as saídas de curva divertidas. O câmbio automático não atrapalha, mas também não ajuda. Um DSG seria o ideal, porém o preço do componente deixaria o Polo GTS inviável. Uma pena também o “som” esportivo artificial, a mesma tecnologia de caixa de som usada no Golf GTI.

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O Volkswagen Polo GTS é bem legal de acelerar, mas vai ter se equilibrar na corda bamba do preço. O segmento de hatches premium definha no Brasil, a lista de falecidos inclui Focus, Bravo e o próprio Golf. Se o preço do Volkswagen beirar os R$ 100 mil, vai ser difícil convencer os clientes. Afinal, o Polo não tem o prestígio do Golf para cobrar tanto.

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