Matérias especiais
| em 6 anos ago

Como antecipamos, Jeep Júnior é confirmado para chegar ao Brasil

Compartilhar
Planos da FCA, confirmam a chegada do SUV menor que o Renegade
Foto | Jeep/Divulgação

Em março de 2016, o Autos Segredos antecipou que FCA estudava produzir um SUV menor que o Renagade para o Brasil. Agora, dois anos depois, a marca confirma a chegada do Jeep Júnior, nova geração do Renegade e Compass reestilizado e um SUV de sete lugares. Os novos modelos farão sua estreia até 2022.

Betim

Chamado de Projeto 515, o Jeep Júnior como era chamado desde 2016 será construído a partir da plataforma MP1 do Argo. O Jeep Junior terá porte semelhante ao Suzuki Jimny. O SUV também dará origem a uma variante Fiat. A estreia deve ocorrer em 2020.

Motores

O Jeep Júnior (Projeto 515) usará os motores FireFly. Nas versões de entrada o SUV terá o motor o 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. Nessa opção, o câmbio será o manual de cinco velocidades. Novo Renegade

O atual Jeep Renegade chegará ao mercado em agosto. Mas, a FCA confirmou a nova geração do modelo para 2022. O SUV manterá os motores flex e diesel. Porém, o defasado e beberrão 1.8 E.torQ será substituído pelo 1.3 16V Turbo Flex com potência aproximada de 160 cv e torque acima dos 23 kgfm. A transmissão será a automática de seis velocidades. A nova geração do Renegade fará sua estreia em 2022.

Compass reestilizado

Lançado em 2016, o Jeep Compass passará pelo bisturi em 2020. Os retoques serão pontuais e restritos as parte móveis. O SUV manterá as opções de motores Flex e Diesel. Na motorização Flex, o modelo também poderá trocar o 2.0 Tigershark pelo 1.3 Firefly Turbo.

SUV de 7 lugares

A FCA também confirmou a chegada de um inédito SUV de sete lugares para o Brasil. O SUV será produzido em Pernambuco. A Fiat trabalhava num SUV derivado da Toro, chamado de X3U. Nossa aposta é que o SUV de sete lugares será uma variação do Toro SUV, algo como um Compass “esticado”.

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.