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Carro popular: usado vai ficar mais barato?

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Preços dos seminovos tendem a ter queda até maior em relação aos descontos aplicados nos 0 km após medidas do governo

Por Fernando Miragaya

O mercado automotivo ficou em frisson após as medidas de incentivo ao setor anunciadas pelo Governo Federal. Os preços dos 0 km chegaram a baixar mais de 12%, com descontos que chegaram perto de R$ 20 mil em alguns modelos. Mas como é o reflexo disso no mercado de seminovos? O usado vai ficar mais barato?

Autos Segredos ouviu especialistas para analisar o impacto das ações de socorro às montadoras nas tabelas do mercado de segunda mão. Na semana da publicação da MP que concedeu os incentivos, levantamento da Mobiauto apontou que os veículos seminovos tiveram redução média de 5,3% – primeira semana de junho x primeira semana de maio.

Para Enilson Sales, presidente da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), a proximidade entre os veículos seminovos (com até três anos de uso) e os 0 km faz com que essa categoria de usados seja a mais impactada pelos reajustes. 

Ele diz que a redução é quase que proporcional. Por exemplo: se um carro 0 km de R$ 100 mil teve desconto de R$ 8 mil, o seu similar (modelo e versão) com até três anos de uso também terá abatimento na casa dos 8% no segmento de usados.

“Como as medidas foram basicamente nos carros novos até 120 mil reais, por cascata o seminovo que tem essas características sofre o impacto no preço. São universos de modelos muito próximos”, diz o executivo.

Usados vão baixar de preço mais imediatamente

Segundo Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, os preços dos usados já baixaram e ainda podem baixar mais. Especialmente nas categorias de entrada, como hatches e sedãs compactos.

Ele ressalta, contudo, que essa queda nos preços pode se dar em proporção maior que a vista no segmento de 0 km. Isso porque a redução tem um impacto diferente no mercado de usados do que quando ocorrem aumentos.

“Quando tem aumento do zero quilômetro, o seminovo acompanha o aumento depois de um certo período. Mas quando baixa o preço do zero, o preço do seminovo reduz quase que imediatamente e muitas vezes em proporção maior do que o veículo novo”, aponta Garbossa.

Um exemplo é o Fiat Argo 1.0. A opção de entrada do hatch teve redução de 12% no modelo 0 km, e baixou para R$ 71.990. A mesma versão do compacto, ano 2021, que tinha preços acima dos R$ 65 mil em maio, já pode ser encontrada por menos de R$ 57 mil nos principais sites de compra e venda de veículos.

Os especialistas lembram que as próprias negociações que envolvem seminovos forçam essa queda. Na hora de aproveitar o 0 km mais barato, o consumidor que oferece o usado como entrada na compra enfrentará um gap maior, pois a concessionária irá depreciar o seminovo de acordo com os descontos nos novos.

“As montadoras estão mexendo no preço de todos os segmentos. Será uma reação em cadeia”, acredita Paulo Garbossa.

Corra porque as medidas são sazonais

Os preços dos carros usados podem continuar a baixar, inclusive. Isso depois da prorrogação por mais 15 dias do programa para vendas para pessoas físicas. Porém, é bom o consumidor não demorar.

Como a MP do governo tem data para acabar, assim como os recursos para garantir os bônus nos carros 0 km, a tendência é que os preços dos seminovos voltem ao “normal”. Ou seja, aqueles veículos com até três anos de uso, impactados pelos descontos, devem voltar a subir gradativamente.

“Não tendo mais a concorrência do zero quilômetro a preço subsidiado, os preços voltarão aos de antes das medidas. Se não forem medidas estruturais, esses programas têm efeito pequeno e sazonal”, diz Enilson Sales, da Fenauto

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