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As picapes cabines simples que sobraram no mercado

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No segmento de médias, só existem três modelos nesta configuração preferida para o trabalho

Por Fernando Miragaya

Se tem um segmento, além dos indefectíveis SUVs, que cresce com consistência no mercado é o de picapes. A categoria pulou de 12% para 15% de participação de mercado em menos de nove anos e as projeções da consultoria S&P Global mostram que deve abocanhar 17% de market share até 2024. Porém, as configurações cabines simples estão longe de acompanhar essa evolução.

No mercado de médias, por exemplo, elas estão em extinção. Linhas como Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200 abandonaram toda e qualquer opção de cabine simples. Recentemente, a renovada Nissan Frontier também passou a vir da Argentina só com cabine dupla. As heróis da resistência são, justamente, as líderes do segmento: Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

As três formam o pódio das mais vendidas do ano. São as mais emplacadas – na ordem – no acumulado de 2022, segundo a Fenabrave. A Hilux tem 13.577 unidades vendidas neste primeiro quadrimestre, seguida da S10, com 8.297, e da Ranger, com 4.121. Coincidência ou não, as únicas ainda a oferecer cabine simples.

Toyota Hilux

A picape líder de mercado deixa bem claro que as cabines simples são para o trabalho. Elas representam 7% de tudo que a Toyota Hilux vendeu em 2022 e são as únicas configurações da linha produzida na Argentina a manterem o desenho “antigo”, com a frente pré-face-lift de 2019. 

Além disso, é comercializada em uma solitária versão de acabamento, com preço a partir de R$ 227.390. Só dá também para escolher entre duas opções de cores: branco Polar e prata Névoa, que acrescenta mais R$ 2.100 ao preço final. E a Hilux CS só é oferecida com câmbio manual de seis marchas.

Pelo menos, na mudança da linha 2021, a versão cabine simples da picape média da marca japonesa acompanhou os aprimoramentos no motor 2.8 turbodiesel. A potência foi elevada para 204 cv e o torque máximo chega a 42,8 kgfm a 3.400 rpm – nas opções automáticas são 50,9 kgfm a 2.800 giros. A tração é 4×4, com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.

A Toyota Hilux cabine simples também vem mais carente em termos de equipamentos de segurança. Recebe os controles de estabilidade, de tração e de subidas, mas são só três airbags – os frontais exigidos por lei mais um para os joelhos do motorista -, enquanto o restante da linha oferece as bolsas laterais dianteiras. 

Também não tem assistente de descidas e de reboque como nas outras variantes da gama. Travamento automático das portas com o veículo em movimento e sensores de estacionamento na frente e atrás nem pensar – só estão disponíveis a partir de determinadas versões com cabine dupla.

Obviamente, ganha em espaço na caçamba. São 2,31 metros de comprimento, 1,57 m de largura e 48 cm de altura no compartimento para carga. Ao todo, são 1.580 litros de volume – a maior da categoria. Porém, a capacidade de carga é de 1.005 kg, basicamente o mesmo que as variantes com cabine dupla.

Chevrolet S10

A picape produzida no Brasil já teve a linha 2023 apresentada no Agrishow, a feira do agronegócio de Ribeirão Preto (SP), com novos equipamentos, mas para a opção cabine simples nada mudou. O modelo continua à venda em versão solitária LS a partir de R$ 234.200. Pelo menos, tem mais opções de cores: sete, com direito a tons como azul e verde.

O motor é o mesmo do restante da gama. O 2.8 turbodiesel gera 200 cv e torque máximo de 44,9 kgfm a 2.000 rpm. A transmissão é a manual de seis marchas e a tração integral nas quatro rodas.

O grande destaque da S10 é sua capacidade de carga, de 1.220 kg, uma das maiores do segmento. Além disso, na configuração cabine simples, a picape da General Motors recebe até 1.570 litros na caçamba, bem próximo à rival Hilux.

Em equipamentos, também se destaca frente às rivais. Na segurança recebe seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, controle de descida, regulagem de altura dos faróis e monitoramento dos pneus. Também vem com ar, vidros elétricos e som com Bluetooth.

A LS é a segunda configuração mais vendida da S10 no mercado brasileiro, com 30% de mix, atrás apenas da LTZ (37%). Só que esta variante é a única que dispõe de cabine simples e dupla, e a GM considera o total de vendas da versão.

Ford Ranger

Também importada da Argentina, a Ford Ranger é outra que oferece apenas uma opção de cabine simples em sua linha. A XL custa R$ 218.990 e é dotada com o motor menos potente – o que não significa que seja fraco. O 2.2 Duratorq rende 160 cv e torque de 39,3 kgfm já disponível nas 1.600 rpm. O conjunto reúne câmbio manual de seis marchas e tração 4×4.

A caçamba fica abaixo da das concorrentes diretas em dimensões e capacidades: tem 2,10 metros de comprimento e 1,56 metro de largura. Mas ganha em altura das demais: 51 cm. Mesmo assim, o volume fica em 1.470 litros. Em compensação, a carga útil é a maior entre as três cabines simples do pedaço: 1.234 kg.

A Ford Ranger agrada em alguns equipamentos. Verdade que não tem mais do que três airbags como a Hilux, mas oferece controle de descida de série nesta configuração cabine simples, além dos controles de estabilidade, tração e subidas e do travamento automático das portas. Ar-condicionado, controle remoto na chave, som com Bluetooth e tomada USB completam a lista, que carece de vidros elétricos.

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