Categorias Matérias especiais
| em 10 anos ago

Após ajustes, Ford EcoSport é o primeiro carro nacional com nota máxima no Latin NCAP; Focus e VW Jetta se saem ainda melhor

Compartilhar

Mais uma série de testes do Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos carros comercializados na América Latina, teve seus resultados divulgados hoje, e os resultados são mais animadores. O novo Ford Focus e o Volkswagen Jetta receberam cinco estrelas para proteção a adultos e quatro para crianças, Ford EcoSport e Hyundai HB20 foram reavaliados pelo órgão, o que mostra a preocupação de algumas fabricantes com o resultado. Outras, no entanto, infelizmente ainda preferem contestar as regras usadas pelo Latin NCAP a melhorar seus carros.

As alterações no EcoSport fizeram o modelo passar de quatro para cinco estrelas, tornando-se o primeiro carro brasileiro a receber nota máxima. Para tal, a Ford teve que incluir um lembrete de cinto de segurança ao banco do passageiro, e submeter o SUV compacto aos testes de impacto lateral, obrigatório desde o início do ano aos carros com pontuação máxima. A pontuação de três estrelas para a segurança de crianças não teve alterações.

O Hyundai HB20 também foi reavaliado, agora com melhorias para a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e colocando à disposição SRI com dispositivos ISOFIX, como parte original, usado no teste. Desta forma o compacto viu sua nota passar de três para quatro estrela, e três estrelas para a proteção do ocupante criança.

Já o Volkswagen Jetta, fabricado no México, atingiu cinco estrelas na proteção de adultos, oferecendo uma ótima proteção. A pontuação quatro estrelas para a segurança do ocupante criança foi favorecida pela instalação do SRI com ISOFIX para crianças. O também médio Ford Focus de terceira geração, fabricado na Argentina, obteve os mesmos resultados. “Os lembretes de cinto de segurança estão instalados; contudo, não cumprem com os requisitos do Latin NCAP”,

disse o Diretor Técnico do Global NCAP, Alejandro Furas. O Malibu recebeu apenas uma estrela para a segurança do ocupante criança, já que as cabeças de ambos os dummies contataram a parte de trás do encosto dos bancos da frente.

O Malibu é, também, o primeiro carro no programa a ter detecção do SRI a bordo, anulando o airbag do acompanhante quando é detectado um SRI olhando para trás no assento dianteiro; esse é um ótimo sistema que gostaríamos de ver mais, sendo outorgados pontos para esse tipo de tecnologia. No entanto, devido à falta de sinalização correta, o sistema não conseguiu obter pontos na avaliação.

Fotos | Latin NCAP/Divulgação

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.