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| em 4 anos ago

17 carros terão sobrevida com adiamento da exigência do controle de estabilidade

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Resolução Contran 799 de 22 de outubro que regulamente adiamento da exigência de controle de estabilidade para 100% da frota para 1° de janeiro de 2024 dará sobrevida a vários modelos

O adiamento da exigência de controles de estabilidade para 1° de janeiro de 2024 dará sobrevida a 17 carros no mercado nacional. Alguns desses modelos já são projetos com quase duas décadas e o custo para adequar o equipamento de segurança seria inviável. Mas com a postergação eles terão mais três anos de vida no Brasil. Modelos que já ofertam o ESC como opcional não estão incluídos neste levantamento.

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Entre eles os modelos mais antigos beneficiados pela Resolução Contran 799 estão os Volkswagen Fox e Fiat Doblò que estavam com produção garantida até o fim de 2021. Entretanto, agora poderão ser fabricados até 31 de dezembro de 2023, ganhando assim dois anos extras de vida.

Os quinze modelos restantes ou são projetos com uma década ou menos.

Fiat

Na linha Fiat, além do Doblò, Mobi, Uno, Grand Siena e Fiorino não contam com o ESC. Dos cinco somente, o Fiorino e o Mobi estavam garantidos para seguir em produção após 2021.

O Uno já teve o controle de estabilidade ofertado no motor 1.0 Firefly, assim não teria custo de desenvolvimento para seguir em produção, mas a versão Atractive com motor 1.0 Fire Evo seria descontinuada.

Projeto do começo da década, o Grand Siena também tinha produção confirmada até o fim de 2021. Mesmo com bons números de vendas, o investimento para adequá-lo a legislação não valeria o custo.

Renault

O Renault Kwid também é outro modelo lançado recentemente que também teria o ESC em 1° de janeiro de 2023 para seguir em produção. Sandero e Logan são outros modelos da marca francesa que também teriam que contar com os itens para continuarem a ser comercializados.

No caso da dupla de compactos da Renault, eles estavam com novas gerações previstas para estrear entre 2022 e 2023, com o adiamento, a marca poderá deixá-los no mercado por mais tempo sem nenhum problema. No caso da dupla, as únicas versões que poderiam seguir em produção seriam as equipadas com motor 1.6 e câmbio CVT que são equipadas com o ESC.

A picape Oroch também não oferta o ESC nem como opcional e para continuar em linha teria que receber o equipamento.

Chevrolet

Na linha Chevrolet o modelo mais antigo em produção sem os equipamentos de segurança é a Chevrolet Montana que caminhando para o descanso teve sua linha 2021 reduzida a uma versão. A marca americana ainda tem o hatch Joy e o sedã Joy Plus lançados no começo desta década e que também não ofertam o controle de estabilidade. Ambos chamados no passado de Onix e Prisma, ganharam novas gerações no fim de 2019. Agora com a Resolução 799 poderão ficar em produção até o fim de 2023 sem que recebam o ESC.

Volkswagen

Na gama Volkswagen, além do Fox, a marca alemã tem os modelos Gol, Voyage e Saveiro sem o controle de estabilidade.

O Fox é projeto do começo dos anos 2000. Rencentemente, o veterano hatch teve o controle de estabilidade que era atrelado ao motor 1.6 16V MSI, mas esse propulsor não é mais oferecido em sua linha. Para que ele receba o item, a marca teria que homologar o ESC com o motor 1.6 8V cujos os custos não deixariam sua continuidade viável.

Gol, Voyage e Saveiro são projetos de 2008 e apesar dos bons números de vendas, dificilmente receberiam investimentos para seguir em produção baseadas na antiga resolução que exigia o controle de estabilidade a partir do dia 1° de janeiro de 2023.

Nissan

Por fim, a Nissan poderá manter o antigo Versa, chamado agora de V-Drive em produção por mais dos anos extras se seus números de vendas forem o suficiente para justificar sua produção. Afinal, agora a marca japonesa não precisará investir um Iene para adequá-lo a legislação.

Modelos

Confira abaixo os modelos por marca que terão sobrevida no mercado brasileiro:

Chevrolet

  • Joy
  • Joy Plus
  • Montana

Fiat

  • Doblò
  • Grand Siena
  • Strada
  • Mobi
  • Uno

Volkswagen

  • Fox
  • Gol
  • Saveiro
  • Voyage

Renault

  • Sandero
  • Logan
  • Kwid
  • Oroch

Nissan

  • Versa V-Drive
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.