colaboradores
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Nesse post, publicamos o depoimentos dos nossos atuais e ex-colaboradores. Na ordem, o jornalista Paulo Eduardo que nos ajuda nos testes, Marcelo “Jabulas” Ramos que colabora com testes e matérias de usados. Já o Gustavo Ruffo, cobriu alguns lançamentos para o site. Marcus Celestino é amigo e já cobriu lançamentos para o site, nesse especial, colaborou com matérias especiais. O Autos Segredos começou com um blog, porém, com o tempo e os acessos em alta, precisei de ajuda para seguir em frente. Alexandre e Henrique foram os primeiros colaboradores e são amigos que levo para toda a vida.  Hoje, o Alexandre Soares é repórter do Auto Papo e o Henrique Rodriguez, repórter da revista Quatro Rodas. Agradeço aos dois, por ter me ajudado a levar o sonho adiante e tornar o Autos Segredos conhecido.  Aos ex-colaboradores e aos atuais, o meu agradecimento. Obrigado pela ajuda e parceria nesses #10anosAutosSegredos.

Paulo Eduardo
Foto | Arquivo Pessoal

“O primeiro flagrante do Marlos foi do Fiat Palio em 2003. Trabalhávamos na editoria de Veículos do jornal Estado de Minas quando ele se dispôs a tentar antecipar os lançamentos das montadoras. Sempre com muita disposição para descobrir segredos, e uma memória invejável, os flagrantes se materializavam. Em 2009, lançou Autos Segredos quando a revelação do futuro no mundo do automóvel ultrapassava as fronteiras de Minas. Perseverança e faro jornalístico são ingredientes imprescindíveis nessa busca incansável. Difícil uma semana passar sem segredo e um lançamento futuro escapar de suas lentes. Atualmente, são milhares de leitores e de seguidores no site e nas redes sociais. Revelar o futuro alimenta o ser humano. Auto Segredos não faz sucesso por acaso.”

Paulo Eduardo, ex-editor do Caderno de Vrum do Estado de Minas e atual colaborador do Autos Segredos

Marcelo Ramos
Foto | Arquivo Pessoal

“De leitor, a colega, a amigo e colaborador, a convivência com o Autos Segredos sempre foi próxima. Afinal ele sempre fez parte de uma lista de publicações que, quem cobre o setor, precisa verificar pelo menos duas vezes ao dia. Se algum boato de novidade surge no ar, sempre foi no Autos Segredos que íamos e que ainda vamos checar. Mas o melhor do Autos Segredos sempre foi a grande amizade com Marlos. Muitas vezes fizemos “tocaias” na beira da estrada ou seguimos rastros de algum protótipo. Sem contar quantas vezes saímos para fazer fotos e passagens. Uma convivência boa, daquela que você pode mandar ou receber um texto meia-noite para fazer ajustes ou catar um “gato”. Tem sido 10 anos de muita diversão!”

Marcelos Ramos, Editor de Veículos do Jornal Hoje em Dia e colaborador do Autos Segredos

Fernando Miragaya
Foto | Arquivo Pessoal

“Dizer que o Autos Segredos está sempre no local e hora certos seria uma maneira muito rasa de definir um portal com conteúdo tão profundo. O AS está no local e hora certos graças ao trabalho competente desenvolvido por Marlos Ney Vidal, um caçador implacável de segredos e furos automotivos, e sua busca constante por fontes e informações confiáveis em mais de uma década. Tudo com base em um jornalismo sério, independente e que é referência no meio. Para mim, uma honra e orgulho fazer parte (mesmo que pequena) desta grandiosa trajetória.  Parabéns ao Autos Segredos, portal que faz jus ao nome que carrega como poucos. E que continue por 10, 50, 100 anos batalhando para estar no local certo e na hora certa.”

Fernando Miragaya, jornalista e colaborador do Autos Segredos

Marcus Celestino
Foto | Arquivo Pessoal

“Colaborar para o Autos Segredos foi, sem dúvidas, uma das experiências mais bacanas que já tive como jornalista. Sou um grande fã do trabalho do Marlos. Ele, sem dúvidas, é o melhor do Brasil no que faz. Assim como eu, muitos outros entusiastas acham o mesmo, e lotam a seção de comentários do AS de elogios ao seu editor. Tenho muito orgulho de ter ajudado, ao menos um pouquinho, a tornar o Autos Segredos uma referência entre os veículos de imprensa especializados. Fico também muito feliz de ter tido o Marlos como empregador e, ainda mais, por tê-lo como amigo. Parabéns pelos 10 anos de sucesso, meu caro. Você merece. Nós, seus leitores e fãs, agradecemos e pedimos somente uma coisa: continue acelerando.”

Marcus Celestino, jornalista

Gustavo Ruffo
Foto | Arquivo Pessoal

“Logo que saiu o Autos Segredos, achei o nome sensacional, mas ainda não conhecia o Marlos pessoalmente. Na época, eu trabalhava no WebMotors, se não me engano. E o Marlos me deu um alô sobre alguma matéria que eu havia escrito, pedindo que eu desse o crédito sobre algum segredo que eu não sabia que tinha sido furo do Autos Segredos, por ter lido em vários lugares diferentes. Conferi que a informação era dele, mesmo, dei os devidos créditos e elogiei o nome do site e o conteúdo, do qual eu gostei desde o começo. Incrível imaginar que isso já tem 10 anos! Foi como nos tornamos amigos. Até hoje, muita gente pega informações do Autos Segredos e não dá ao site os devidos créditos, mesmo depois de o Marlos entrar em contato e avisar. Uma pena, mas o fato é que o Autos Segredos é a melhor fonte de segredos automotivos da internet. Para quem gosta de saber sobre novos modelos antes de seu lançamento, como eu, é visita obrigatória, todos os dias.”

Gustavo Ruffo, editor do MotorChase e ex-colaborador do Autos Segredos

Alexandre Soares
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“O Autos Segredos ainda não havia completado seu primeiro ano no ar quando comecei acessá-lo, na posição de leitor. Na época, “nós dois” iniciávamos nossas trajetórias: eu era estudante de jornalismo, enquanto “ele” era um blog incipiente, mas com acessos já crescentes. Nossos caminhos se cruzaram definitivamente em 2010, quando fui contratado como estagiário no caderno de veículos de um grande jornal de Belo Horizonte, onde o Marlos trabalhava como fotógrafo e diagramador. Lá, nos tornamos bons amigos e ele gentilmente me convidou a escrever sobre carros antigos para seu então blog, que àquela altura já tinha público fiel.

Ainda lembro do primeiríssimo trabalho: uma reportagem sobre o Fiat 124 Sport. Com aquela expectativa típica dos iniciantes, fiz as pesquisas e redigi o texto. Depois, vieram matérias sobre Puma 1.600, Volkswagen SP1 e SP2, Ford Mustang e as duas gerações do Ford Corcel. No fim daquele ano, eu concluí o curso de jornalismo e, já no início de 2011, estava escrevendo quase diariamente para o Autos Segredos, sobre praticamente tudo que envolvia automóvel, desde mercado e novidades internacionais até os segredos, graças aos conhecimentos que o Marlos dividia comigo.

Naquele mesmo ano, o Autos Segredos recebeu o primeiro carro para avaliação: um Chevrolet Prisma de primeira geração. Tive a honra de escrever o review do sedã. Aquilo ainda era novo para mim, mas contei com a confiança do Marlos e, felizmente, leitores e colegas pareceram gostar do resultado. A partir de então, começaram a chegar diferentes modelos de vários outros fabricantes. Fui ganhando prática justamente conhecendo e testando esses veículos.

Foi também apoiado na confiança do Marlos que fiz minha primeira cobertura de lançamento de um veículo. Isso ocorreu em 2012, quando o Toyota Etios chegou ao país. Na época, eu trabalhava simultaneamente em um jornal e consegui negociar um dia de folga para participar do evento de apresentação à imprensa, em Campinas (SP). Permaneci escrevendo para o Autos Segredos até 2018, quando as demandas do meu atual emprego inviabilizaram colaborações para outros veículos. Todavia, permaneço um leitor fiel e acompanho praticamente todas as publicações.

O tempo passou rapidamente, mas gerou mudanças importantes. Da época de iniciante até os dias atuais, atuei como jornalista em diferentes publicações, onde avaliei incontáveis automóveis e escrevi uma miríade de matérias. O Autos Segredos, por sua vez, consolidou-se como site e ocupa posição de destaque na mídia digital, com milhões de pageviews e reconhecimento inclusive fora do Brasil.

Enche-me de alegria ter colaborado com alguns tijolinhos na construção dessa história. Paralelamente, é motivo de orgulho reconhecer que o Autos Segredos desempenhou papel importante na minha formação profissional. Afinal, esse período como colaborador rendeu ótimas experiências, conhecimentos incríveis e novas oportunidades. A você, Marlos, fica meu sincero agradecimento por ter sempre aberto as portas do seu site a este jornalista. Receba os parabéns por esses 10 anos! E conte com meu apoio nas décadas que ainda estão por vir.”

Alexandre Carneiro Soares, repórter do Auto Papo e ex-colaborador do Autos Segredos

Henrique Rodriguez
Foto | Arquivo Pessoal

“Me lembro que lá pelo final de 2009 havia um alerta na barra lateral do Autos Segredos. Dizia que os outros sites só poderiam reproduzir seu material após dois dias de publicado. Não era sem motivo: com poucos meses o Autos Segredos já era fonte da imprensa automotiva.

Naquela altura, a Fiat começava a estruturar uma profunda atualização de sua gama. O Marlos, ali do lado, acompanhava a evolução de cada projeto. Suas lentes registraram a evolução do novo Uno semana após semana, desde uma caixa revestida de plástico preto e com faróis do Mille até o carro pronto. E ainda anteciparam suas futuras atualizações.

Isso, sem deixar de lado as reestilizações de Doblò, Idea, Strada, Stilo e a tropicalização do Bravo e do 500, que aportaria no Brasil no ano seguinte ainda importado da Polônia. Também acompanhou de perto a transformação dos motores Tritec nos E.torQ e dos motores Fire nos Fire EVO com precisão nas informações que não se via em outros lugares. Não foi por acaso que depois de um tempo a Fiat cobriu a cerca da fábrica para impedir que algumas áreas fossem vistas.

Felizmente, seu faro jornalístico também vale para outros fabricantes. Se não está tão perto das fábricas de São Paulo ou Paraná para fazer fotos, sempre obtém informações suficientes para fazer projeções certeiras dos principais carros que estão por vir.

Como colaborador do Autos Segredos entre o final de 2010 e meados de 2014, acompanhei de perto o esforço do Marlos para construir a reputação do site.

É dedicação total. Acordar cedo para ficar de tocaia em lugares estratégicos, estar disposto a sair correndo para conferir a informação que o informante passou, lidar com o mau humor – ou mesmo ameaças – de funcionários de alguns fabricantes e estar sempre atento até mesmo aos carros que estão vindo no sentido contrário da estrada.

Certa vez combinamos de ir atrás do Peugeot 208. Ele pegou um voo para o Rio de Janeiro e de lá seguimos para Porto Real. Não foram os dois dias mais produtivos, mas vi de perto como é difícil ficar horas à espera de um carro todo camuflado. E sem poder desviar a atenção, claro.

Só me resta parabenizar o Marlos pelos furos que deu e pelo site que construiu ao longo da última década, e também agradecer pela oportunidade de ter feito parte dessa história. Vida longa ao Autos Segredos!”

Henrique Rodriguez, repórter da revista Quatro Rodas e ex-colaborador do Autos Segredos

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