Autos Segredos é uma das poucas mídias que faz jornalismo independente. Saímos do zero em abril de 2009 e chegamos aos 400 mil visitantes únicos mensais ao fazer dez anos em 2019
Iveco Vertis
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Iveco Vertis em testes foi o flagra de estreia do Autos Segredos

Às 23 horas do dia 7 de abril de 2009 entrava no ar o Autos Segredos. Ainda como um blog, nosso primeiro flagra foi de dois caminhões da Iveco em testes no Brasil. Como o tempo é implacável, um deles foi lançado em 2010 e descontinuado em 2017. Mas, passados dez anos, o Autos Segredos segue firme em sua jornada de fazer o bom jornalismo, respeitando fontes, praticando o bom combate com os fabricantes e o principal: tentar sempre levar informações de qualidade para o nosso principal cliente, que são vocês, nossos fiéis leitores.

Jornalismo independente

Volta e meia, em alguma matéria de lançamento ou avaliação de algum modelo, alguns leitores usam o jargão “matéria paga”. Porém, a maioria não se dá conta que o Autos Segredos é uma das poucas mídias automotivas que faz jornalismo independente. Nosso site é mantido, única e exclusivamente pelos anúncios do Google Adsense. Para quem não sabe, são os banners exibidos enquanto você navega pelo site. Nós, não temos nenhum controle sobre os anúncios e quem define quais publicidades entram em nossas páginas são os algoritmos do Google.

Nissan Versa
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Ainda mexicano, Nissan Versa foi flagrado em junho de 2011

Não é fácil!

Pode parecer fácil, mas não é. Levar um site ao ar todos os dias durante esses anos foi uma tarefa árdua, feita sem nenhum tipo de apoio comercial. Porém, não posso esconder que é prazeroso praticar o jornalismo independente. Esse jornalista que vos escreve, formado em 2002, pela PUC Minas, nunca tinha imaginado que um dia seria o “dono” de um site automotivo e que faria dele seu ganha pão.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Fiat Grand Siena foi flagrado sem camuflagem em fevereiro de 2012

Longa jornada

Muitos dos que dedicam algum minuto do seu dia para nos prestigiar com seu acesso, acompanham o meu trabalho de “caçador de segredos”, desde os tempos em que era repórter do jornal Estado de Minas e que colaborava com as principais mídias do país como o Jornal do Carro (Grupo Estado), O Globo, Quatro Rodas, Auto Esporte, entre outras publicações. Durante sete anos dividi meu tempo entre a publicação mineira e o Autos Segredos.

Uno 2015
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Flagra exclusivo revela a primeira reestilização do Uno

 Exclusividade

Porém, tudo mudou em 22 de março de 2016. Ao sair do Estado de Minas, passei a dedicar todo o meu tempo para o Autos Segredos.

Desde então, o site é editado em carreira solo por mim. Sabe aquele ditado do futebol que diz que o atacante bate o escanteio e vai para área tentar o Gol? É, basicamente, o que faço todos os dias, sem exceção. Não há folga nos feriados e nos finais de semana. A jornada de trabalho às vezes se estende por até 18 horas por dia.

Capa Autos Segredos
Foto | Arquivo/Autos Segredos – Em 2009, esse era o visual do Autos Segredos

Colaboradores

Entretanto, é quase impossível levar ao ar um site sozinho. Por isso, contamos com colaborações dos jornalistas Paulo Eduardo e Marcelo Jabulas.

Aproveito o espaço para agradecer a todos que prestigiaram o Autos Segredos com seus trabalhos. Muito obrigado ao Henrique Rodriguez, Alexandre Carneiro Soares, João Kleber Amaral, Dú Oliveira, Renato Aspromonte, Fernando Miragaya, Renato Passos, Gustavo Ruffo, Yuri Queiroz, Rodrigo Lara, Marcus Celestino, Paulo Eduardo e Marcelo Jabulas.

Idea 2011
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Idea reestilizaddo flagrado em janeiro de 2010

Mídias sociais

Nossas redes sociais podem parecer pequenas perante as demais mídias automotivas. Mas, há de se ressaltar que nunca investimos para comprar seguidores no Instagram e Facebook. Todo o nosso crescimento é orgânico. Nosso Instagram está próximo de chegar aos 40 mil seguidores, todos conquistados sem impulsionamento. Nossa fanpage no Facebook tem 30 mil fãs, também conquistados com o bom trabalho realizado pelo Autos Segredos.

Erros e acertos

Apesar de todos os percalços nesses dez anos de jornada temos mais a comemorar do que a lamentar. Apesar de alguns erros, o nosso saldo é positivo nos acertos. Não há como enumerar todos. Mas, quando erramos, faço questão de pontuar e fazer a correção.

Strada 2014
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Flagra da carroceria da Fiat Strada 2014 eito em agosto de 2013

Comemorações

Ao longo do dia e da semana, entrarão no ar algumas matérias em comemoração aos #10anosAutosSegredos. Espero que gostem do nosso especial.

Foto | Volkswagen/Divulgação – Novo VW Delivery foi flagrado em julho de 2017

Agradecimento

Aproveito esse espaço e agradeço a cada um que dedica um minuto do seu dia para nos prestigiar com suas importantes visitas. No último quadrimestre, nossa média de visitantes únicos foi de 400 mil ao mês. Então, aqui vai o meu obrigado 400 mil vezes. E, que venham os aniversários de 20, 30, 40 e quem sabe dos cinquenta anos?

Abraços e obrigado,

Marlos Ney Vidal
Editor do Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.