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Volkswagen Polo: mini-Golf ou Golzão?

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Hatch é uma opção divertida na categoria, mas será que ele está mais para o segmento de compactos ou honra o médio que saiu do mercado?

Por Fernando Miragaya

A sexta e atual geração do Volkswagen Polo foi lançada em 2017, justamente para fazer a ponte entre o Gol e o Golf. Naquela seara chamada pelos departamentos de marketing de compacto premium, o hatch oferecia uma plataforma moderna e opções de motores turbinados e um preço mais acessível.

Na época, a Volks, inclusive, não perdeu tempo. A campanha de lançamento tinha como slogan “Novo Volkswagen Polo, mas pode chamar de mini-Golf”. Apesar das virtudes do carro, soou exagerado. E logo despertou piadas de que o hatch estava mais para um Golzão.

Agora, com o fim da venda do Golf, o Polo carrega a missão de ser o hatch “topo da linha” da marca alemã no Brasil. Por isso, separamos alguns aspectos do Volkswagen Polo para entender se a montadora tinha razão, ou se era puro exagero. Confira se o modelo está mais para Golzão pu para mini-Golf

Comportamento dinâmico – É mini-Golf

O Volkswagen Polo tem aquela construção sólida típica da marca alemã. O modelo usa a mesma (e cultuada) plataforma MQB que o falecido Golf VII usava. A arquitetura modular, apesar de não ser recente, sempre foi elogiada pelos bons materiais usados, versatilidade e robustez.

Isso se reflete no Polo, que tem comportamento dinâmico bem mais próximo do hatch médio. A carroceria oferece ótima rigidez e o carro se mostra no chão em curvas e velocidades altas. Fora um acerto mais justo da direção e dos pedais, e da posição de dirigir baixa.

Acabamento – É Golzão

Quesito sempre criticado na Volkswagen independentemente da categoria e do carro, o Polo decepciona muito no acabamento interno. Os materiais plásticos do painel aparentam simplicidade extrema.

Além disso, o quadro de instrumentos e os revestimentos em nada justificam um carro que se intitula mini-Golf, compacto premium e que começa em R$ 80 mil. E vários elementos de design interior lembram muito o irmão menor.

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Preço – É mini-Golf

Tudo bem que os preços dos modelos 0 km estão em um ritmo frenético e hoje não existe mais carro barato. Contudo, o Polo começa em R$ 80.135 com lista de equipamentos modesta e motor 1.0 aspirado.

Quem quiser um carro mais recheado e com motor 1.0 turbo tem pela frente um hiato de mais de R$ 20 mil. Isso mesmo. O Volkswagen Polo Comfortline 200TSI começa em R$ 108.290, com propulsor turbo e câmbio automático de seis marchas. 

Já a Highline 200TSI vai a R$ 116.350. E quem quiser a pitada mais arisca proporcionada pelo Polo GTS, com seus 150 vc de potência, vai lembrar dos preços do Golf. O modelo endiabrado da linha compacta custa R$ 141.800.

Conforto a bordo – É Golzão

O Polo agrada mais que o Gol no rodar, bem mais suave e com acerto de suspensão melhor calibrado. Mas o espaço a bordo é pouca coisa realmente maior que o do irmão. Ganha também pouco no porta-malas: são 300 litros, contra 263 litros do compacto.

Justiça seja feita, o Volkswagen Polo não tem posição de dirigir meio esquisita e torta como no Gol. Porém, o isolamento acústico deixa a desejar nos dois hatches. Além do acabamento já citado.

Manutenção – É Golzão (e isso não quer dizer que seja barato)

Com o mesmo conjunto mecânico, Gol e Polo têm custos de revisões parecidos, de acordo com a própria política de preço fixo da Volkswagen. As visitas obrigatórias do Gol até a garantia (60 mil km ou três anos) ficam até mais caras para o compacto na última manutenção. E esqueça aquele mito de que VW significa manutenção barata.

Volkswagen Polo 1.0

  • 10.000 km: R$ 644,17 
  • 20.000 km: R$ 1.019,94 
  • 30.000 km: R$ 818,11
  • 40.000 km: R$ 1.270,30
  • 50.000 km: R$ 633,94 
  • 60.000 km: R$ 1.309,17

Volkswagen Gol 1.0

  • 10.000 km: R$ 637,10 
  • 20.000 km: R$ 1.012,87
  • 30.000 km: R$ 811,04
  • 40.000 km: R$ 1.228,38
  • 50.000 km: R$ 626,87 
  • 60.000 km: R$ 1.572,13

Quando vamos comparar o Polo e o Golf 1.0 TSI, o hatch médio levava a vantagem das três primeiras revisões “grátis” – o que acontece com o Polo GTS também -, porém é preciso incluir os “itens adicionais que a marca alemã deixa de fora (como fluido de freio, filtros de ar etc). No “normal”, o hatch médio cobra mais caro nas visitas.

Volkswagen Polo Comfortline 1.0 TSI

  • 10.000 km: R$ 644,17 
  • 20.000 km: R$ 1,005,91
  • 30.000 km: R$ 860,88
  • 40.000 km: R$ 1.564,79
  • 50.000 km: R$ 676,71
  • 60.000 km: R$ 1.468,21

Volkswagen Golf 1.0 TSI 2019

  • 10.000 km: R$ 71,43 
  • 20.000 km: R$ 372,23
  • 30.000 km: R$ 445,23
  • 40.000 km: R$ 1.677,33
  • 50.000 km: R$ 748,14
  • 60.000 km: R$ 1.786,07

Nas vendas, Volkswagen Polo é um mini-Golf

O Polo só somou 1.777 unidades nos cinco primeiros meses do ano, segundo dados da Fenabrave, a entidade que reúne os concessionários de veículos. Desta forma, o modelo da Volks é só o 48º carro de passeio mais vendido do país. 

O Gol está mais acostumado com as primeiras posições do ranking. Embora some mais de 14 mil unidades e seja o 15º automóvel leve mais emplacado do Brasil, em maio foi o quarto colocado com quase 7 mil unidades entregues – boa parte encomendas atrasadas de frotistas e locadoras.

Desempenho do Volkswagen Polo fica entre Gol e Golf

O desempenho acaba no meio-termo. Isso porque a opção de entrada do Polo usa o mesmo 1.0 três cilindros aspirado – de 84 cv quando abastecido com etanol, e 75 cv quando com 100% de gasolina – que restou na linha Gol (os dois modelos recentemente abandonaram o 1.6 16V MSI, e o compacto 1.0 gera um pouco mais com gasolina: 77 cv).

Porém, as opções mais caras do Polo usam o mesmo 1.0 TSI de 128/116 cv que as opções de entrada do Golf recebiam até 2019. Sem falar no Volkswagen Polo GTS, com o mesmo 1.4 de 150 cv da antiga variante intermediária do hatch médio. O irmão maior, porém, sobressaía na versão GTI, com seu 2.0 de inquestionáveis 230 cv.

Design do Volkswagen Polo é….. Volkswagen, né?

Pois é, o Polo claramente foi inspirado no VW Golf VII. Mas a Volkswagen sofre do mal de muita montadora alemã: adota um padrão de design pragmático que faz a linha toda parecer igual. Ou seja, quem não presta atenção, confunde mais facilmente o Polo com o Gol, especialmente no desenho dos faróis e lanternas.

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