Hatch é uma opção divertida na categoria, mas será que ele está mais para o segmento de compactos ou honra o médio que saiu do mercado?
Por Fernando Miragaya
A sexta e atual geração do Volkswagen Polo foi lançada em 2017, justamente para fazer a ponte entre o Gol e o Golf. Naquela seara chamada pelos departamentos de marketing de compacto premium, o hatch oferecia uma plataforma moderna e opções de motores turbinados e um preço mais acessível.
Na época, a Volks, inclusive, não perdeu tempo. A campanha de lançamento tinha como slogan “Novo Volkswagen Polo, mas pode chamar de mini-Golf”. Apesar das virtudes do carro, soou exagerado. E logo despertou piadas de que o hatch estava mais para um Golzão.
Agora, com o fim da venda do Golf, o Polo carrega a missão de ser o hatch “topo da linha” da marca alemã no Brasil. Por isso, separamos alguns aspectos do Volkswagen Polo para entender se a montadora tinha razão, ou se era puro exagero. Confira se o modelo está mais para Golzão pu para mini-Golf
Comportamento dinâmico – É mini-Golf
O Volkswagen Polo tem aquela construção sólida típica da marca alemã. O modelo usa a mesma (e cultuada) plataforma MQB que o falecido Golf VII usava. A arquitetura modular, apesar de não ser recente, sempre foi elogiada pelos bons materiais usados, versatilidade e robustez.
Isso se reflete no Polo, que tem comportamento dinâmico bem mais próximo do hatch médio. A carroceria oferece ótima rigidez e o carro se mostra no chão em curvas e velocidades altas. Fora um acerto mais justo da direção e dos pedais, e da posição de dirigir baixa.
Acabamento – É Golzão
Quesito sempre criticado na Volkswagen independentemente da categoria e do carro, o Polo decepciona muito no acabamento interno. Os materiais plásticos do painel aparentam simplicidade extrema.
Além disso, o quadro de instrumentos e os revestimentos em nada justificam um carro que se intitula mini-Golf, compacto premium e que começa em R$ 80 mil. E vários elementos de design interior lembram muito o irmão menor.
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Preço – É mini-Golf
Tudo bem que os preços dos modelos 0 km estão em um ritmo frenético e hoje não existe mais carro barato. Contudo, o Polo começa em R$ 80.135 com lista de equipamentos modesta e motor 1.0 aspirado.
Quem quiser um carro mais recheado e com motor 1.0 turbo tem pela frente um hiato de mais de R$ 20 mil. Isso mesmo. O Volkswagen Polo Comfortline 200TSI começa em R$ 108.290, com propulsor turbo e câmbio automático de seis marchas.
Já a Highline 200TSI vai a R$ 116.350. E quem quiser a pitada mais arisca proporcionada pelo Polo GTS, com seus 150 vc de potência, vai lembrar dos preços do Golf. O modelo endiabrado da linha compacta custa R$ 141.800.
Conforto a bordo – É Golzão
O Polo agrada mais que o Gol no rodar, bem mais suave e com acerto de suspensão melhor calibrado. Mas o espaço a bordo é pouca coisa realmente maior que o do irmão. Ganha também pouco no porta-malas: são 300 litros, contra 263 litros do compacto.
Justiça seja feita, o Volkswagen Polo não tem posição de dirigir meio esquisita e torta como no Gol. Porém, o isolamento acústico deixa a desejar nos dois hatches. Além do acabamento já citado.
Manutenção – É Golzão (e isso não quer dizer que seja barato)
Com o mesmo conjunto mecânico, Gol e Polo têm custos de revisões parecidos, de acordo com a própria política de preço fixo da Volkswagen. As visitas obrigatórias do Gol até a garantia (60 mil km ou três anos) ficam até mais caras para o compacto na última manutenção. E esqueça aquele mito de que VW significa manutenção barata.
Volkswagen Polo 1.0
- 10.000 km: R$ 644,17
- 20.000 km: R$ 1.019,94
- 30.000 km: R$ 818,11
- 40.000 km: R$ 1.270,30
- 50.000 km: R$ 633,94
- 60.000 km: R$ 1.309,17
Volkswagen Gol 1.0
- 10.000 km: R$ 637,10
- 20.000 km: R$ 1.012,87
- 30.000 km: R$ 811,04
- 40.000 km: R$ 1.228,38
- 50.000 km: R$ 626,87
- 60.000 km: R$ 1.572,13
Quando vamos comparar o Polo e o Golf 1.0 TSI, o hatch médio levava a vantagem das três primeiras revisões “grátis” – o que acontece com o Polo GTS também -, porém é preciso incluir os “itens adicionais que a marca alemã deixa de fora (como fluido de freio, filtros de ar etc). No “normal”, o hatch médio cobra mais caro nas visitas.
Volkswagen Polo Comfortline 1.0 TSI
- 10.000 km: R$ 644,17
- 20.000 km: R$ 1,005,91
- 30.000 km: R$ 860,88
- 40.000 km: R$ 1.564,79
- 50.000 km: R$ 676,71
- 60.000 km: R$ 1.468,21
Volkswagen Golf 1.0 TSI 2019
- 10.000 km: R$ 71,43
- 20.000 km: R$ 372,23
- 30.000 km: R$ 445,23
- 40.000 km: R$ 1.677,33
- 50.000 km: R$ 748,14
- 60.000 km: R$ 1.786,07
Nas vendas, Volkswagen Polo é um mini-Golf
O Polo só somou 1.777 unidades nos cinco primeiros meses do ano, segundo dados da Fenabrave, a entidade que reúne os concessionários de veículos. Desta forma, o modelo da Volks é só o 48º carro de passeio mais vendido do país.
O Gol está mais acostumado com as primeiras posições do ranking. Embora some mais de 14 mil unidades e seja o 15º automóvel leve mais emplacado do Brasil, em maio foi o quarto colocado com quase 7 mil unidades entregues – boa parte encomendas atrasadas de frotistas e locadoras.
Desempenho do Volkswagen Polo fica entre Gol e Golf
O desempenho acaba no meio-termo. Isso porque a opção de entrada do Polo usa o mesmo 1.0 três cilindros aspirado – de 84 cv quando abastecido com etanol, e 75 cv quando com 100% de gasolina – que restou na linha Gol (os dois modelos recentemente abandonaram o 1.6 16V MSI, e o compacto 1.0 gera um pouco mais com gasolina: 77 cv).
Porém, as opções mais caras do Polo usam o mesmo 1.0 TSI de 128/116 cv que as opções de entrada do Golf recebiam até 2019. Sem falar no Volkswagen Polo GTS, com o mesmo 1.4 de 150 cv da antiga variante intermediária do hatch médio. O irmão maior, porém, sobressaía na versão GTI, com seu 2.0 de inquestionáveis 230 cv.
Design do Volkswagen Polo é….. Volkswagen, né?
Pois é, o Polo claramente foi inspirado no VW Golf VII. Mas a Volkswagen sofre do mal de muita montadora alemã: adota um padrão de design pragmático que faz a linha toda parecer igual. Ou seja, quem não presta atenção, confunde mais facilmente o Polo com o Gol, especialmente no desenho dos faróis e lanternas.
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