Em meados de julho apontamos que, desde o final de junho, já não era mais produzida mais em São Bernardo do Campo (SP) a Volkswagen Parati, e que suas últimas unidades seriam entregues atá o final de agosto. Chegaram a desconfiar da informação, embora há tempos encontrar uma Parati 0km era tarefa árdua, mas a Volkswagen já retirou a ”station mais jovem do país” de seu site.Batizada com nome de cidade turística do sul do Rio de Janeiro, a Parati chegou ao mercado em junho de 1982 já como modelo 1983. Curiosamente ela se despediu como modelo 2012/2013, completando 30 anos de mercado. Ultimamente seus preços no configurador da Volkswagen começavam em R$ 39.813 na versão 1.6, que traz direção hidráulica, preparação pra som e calotas, e chegavam a R$ 52.378 na Surf 1.6 com todos os opcionais… Nas lojas, no entanto, o preço caia cerca de 30%.

O fim da Parati era previsto desde o lançamento do SpaceFox, em 2006, embora há alguns houvesse esperanças do lançamento de uma versão baseada na quinta geração do Gol. Mas este não é o melhor momento para as peruas no Brasil. Mas quem sabe a Parati não ressurgirá dentro de uns 10 anos, como houve com o Voyage?

Com o lançamento do Gol duas portas no Salão do Automóvel, na próxima semana, fica cada dia mais próximo também o fim de produção do Gol de quarta geração, que já não tem mais versão opção de carroceria duas portas. É questão de tempo.

Fotos | Volkswagen/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Curta o Autos Segredos no Facebook!