Das 20 milhões de unidades produzidas, 3 milhões foram destinadas a exportação, principalmente para a América Latina. Cabe ao Gol a mais de um terço das unidades exportadas. Não à toa a Volkswagen do Brasil é hoje a terceira mais importante para a fabricante, atrás da China e da Alemanha.
A montagem de veículos Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um armazém na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá, saíram os primeiros Fuscas, montados com peças importadas da Alemanha por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.268 Volkswagen Sedan 1.200cc e 552 Kombi. Em 1957 iniciou a produção com peças nacionais em São Bernardo do Campo com uma Kombi que utilizava 50% de seus componentes feitos no Brasil.
1. Gol – 6.900.000
2. Fusca – 3.100.000
3. Kombi – 1.520.000
4. Fox – 1.400.000
5. Voyage – 1.055.000
6. Brasilia – 947.000
7. Parati – 920.000
8. Passat – 877.800
9. Saveiro – 875.900
10. Santana – 538.700
Foto | Volkswagen/divulgação