vw_crossfox_1
Alexandre Soares
Enviado Especial

De São Paulo – A Volkswagen tem até um número considerável de atrações em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, mas boa parte delas não será vendida no Brasil. Outras ainda aguardam uma definição do fabricante, para a qual a reação do público durante a mostra será determinante. Esse é o caso do Touareg, maior destaque da marca alemã, mostrado pela primeira vez ao público sul-americano. A versão em exibição é a R-Line, equipada com motor V8 4.2 TFSI de 360 cv.

vw_golf_variant_2

Na mesma situação está o Golf Variant, que além da traseira alongada, traz também para-choque frontal exclusivo, diferente do que equipa o hatch, além de bancos esportivos. A unidade mostrada pela marca alemã tem motor 1.4 TFSI de 140 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem.

No mais, há veículos que vieram apenas a passeio mesmo, como o T-Roc, um SUV conceitual com base no Golf, e o Fusca GSR, cuja pintura em amarelo e preto homenageia uma versão esportiva de 1973. Por fim, há o Golf GTE, uma configuração esportiva híbrida, que segundo a Volkswagen, tem performance semelhante à do GTI convencional.

vw_cross_up!_1

Entre os lançamentos comerciais, estão três modelos da linha Cross: CrossUp!, CrossFox e SpaceCross. O primeiro, inédito, utiliza a mesma mecânica do restante da linha, comporta por motor tricilíndrico de até 82 cv e câmbios manual ou automatizado de uma embreagem, ambos de cinco marchas, enquanto os dois últimos são versões reestililizadas de modelos já existentes, que passam a adotar o propulsor 1.6 16V de 120 cv e transmissão manual de seis velocidades (além da ASG, que segue sem alterações).  As versões convencionais da SpaceFox também estrearam no Salão, com o mesmo aspecto frontal do irmão hatch e lanternas com os elementos internos rearranjados.

vw_t-roc_1

O sedã médio Jetta também exibiu cara nova na mostra, após passar por retoques na dianteira e na traseira.  A Volkswagen confirmou a montagem do sedã no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2015, mas  ainda não informou se o modelo nacional terá mudanças na parte mecânica.

[photomosaic]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos