Toyota
| em 3 anos ago

Toyota Yaris leva bomba em teste de impacto do Latin NCAP

Compartilhar

Modelo teve nota rebaixada tanto na carroceria hatch, quanto na sedã, de quatro para apenas uma estrela

O Toyota Yaris obteve apenas uma estrela, de cinco possíveis, em teste de impacto realizado pelo Latin NCAP. Divulgada na manhã desta quinta-feira (28), a avaliação joga luz na abertura da porta do modelo em impacto lateral que, segundo o órgão, oferece “sério risco de ejeção do passageiro”.

No teste, o sistema de uso do cinto de segurança do carro foi incapaz de detectar o passageiro da frente. Além disso, o Yaris apresentou estrutura considerada instável — especialmente na área dos pés.

Foto | Divulgação

Vale lembrar que o Toyota Yaris teve sua nota rebaixada com relação ao teste realizado em 2019. Naquela ocasião, antes da adoção dos novos protocolos pelo Latin NCAP, o modelo obteve quatro estrelas de cinco possíveis.

Na avaliação mais recente, o modelo da Toyota atingiu 41% em proteção para adultos, 64% para ocupantes infantis, 62% para pedestres e 42% para sistemas de assistência à condução. De acordo com o Latin NCAP, a ausência de airbags laterais prejudicou a performance do Yaris em seu teste.

Além disso, a entidade diz que equipamentos opcionais oferecidos pelo fabricante na América Latina poderiam melhorar o resultado do Yaris. No entanto, a Toyota recusou a avaliação dos itens, o que indica, para o Latin NCAP, ‘eficácia duvidosa’ dos equipamentos.

Foto | Divulgação

Em nota, a Toyota diz o seguinte:

“A segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos.

O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca.”

Redação

Redator do Autos Segredos.