A nova geração do Toyota Yaris foi revelada na Tailândia. Apresentado na carroceria sedã, o modelo também contará com a variante hatch. Como antecipamos em 16 de junho, ambos serão fabricados no Brasil a partir do segundo semestre de 2018. Por enquanto, os novos modelos são conhecidos pelos codinomes Projeto 230B (sedã) e 231B (hatch).
Assim que o Toyota Yaris Ativ foi revelado, nossa reportagem mostrou as fotos para alguns contatos que confirmaram ser o futuro modelo nacional. “Pode confirmar no site”, disse uma fonte.
O Toyota Yaris e o Yaris Ativ serão produzidos em Sorocaba. Eles serão construídos a partir da plataforma Entry Family Car (EFC), a arquitetura contará com aços reforçados para que a dupla tenha boas notas nos testes de impacto do Latin NCAP.
Apesar de ainda não ser revelado, nossa reportagem apurou que o hatch seguirá o mesmo visual do Toyota Yaris Ativ, basicamente o que muda é a traseira. Dianteira e laterais são idênticas.
Na dianteira, o Toyota Yaris Ativ tem faróis estreitos unidos pela grade que segue a atual identidade visual da marca. O para-choque tem grande entrada de ar inferior e abriga ainda luzes DRL e faróis auxiliares em suas extremidades.
Já a traseira do Yaris tem lanternas estreitas que invadem as laterais e a tampa do bagageiro. A lanterna é iluminada por LED´s e a placa de identificação está alojada na tampa do porta-malas.
O sedã tem suspensão dianteira do tipo MacPherson com barra estabilizadora. Já a traseira é composta por eixo de torção, molas helicoidais e barra estabilizadora. O sistema de freios é a disco na dianteira e a tambor na rodas traseira.
O Toyota Yaris Ativ tem 4,43 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,45 m de altura e 2,55 m de entre-eixos e o tanque de combustível tem capacidade para 42 litros.
No quesito segurança, o Yaris Ativ vem equipado no mercado tailandês com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TC), assistente de partida em rampa (HSA) e sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho). Esses itens devem ser replicados nos modelos nacionais.
Por aqui, a linha Premium da Toyota deverá usar o motor 1.8 do Corolla atual. O propulsor rende potência de 144 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm. Os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático do tipo CVT Multi-Drive.
Fotos | Toyota/Divulgação